Cidades Ilhabela

Diversidade de roteiros turísticos fazem de Ilhabela um dos melhores destinos para cruzeiros

Tamoios News
Imagem/Prefeitura Municipal de Ilhablela

Cercada por águas cristalinas, cachoeiras exuberantes e detentora de uma rica história e atrativos culturais, Ilhabela foi escolhida, em 2024, pelo principal site de avaliações de cruzeiros, o “CruiseCritic” da Tripadvisor, como um dos 12 melhores destinos do mundo para receber navios do tipo. Mas, afinal, o que faz a cidade ser tão especial para os cruzeiristas?

A resposta está na qualidade e quantidade dos atrativos e na possibilidade de roteiros que cabem em todos os bolsos. Mesmo para quem já conhece a cidade, as opções fazem o desembarque valer a pena, pois sempre há novas aventuras para fazer nesse verdadeiro paraíso do Litoral Norte de São Paulo.

Logo que o passageiro desembarca, no píer do Centro Histórico da cidade, são diversas opções de passeios disponíveis, com horários programados para que o turista aproveite ao máximo seu tempo antes de embarcar novamente. As opções incluem passeios com jipe, vans, barcos, táxis, mergulhos, além de guias de turismo à disposição.

A disponibilidade de passeios inclui praias, cachoeiras e visitas a prédios tombados repletos de história que contam sobre o período colonial de Ilhabela, seus ciclos econômicos e até o uso de praias e enseadas como esconderijo de piratas.

O Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destaca a diversidade de opções da cidade como um grande diferencial: “Uma das vantagens em receber os navios de cruzeiro é dar ao turista a possibilidade de conhecer a cidade, se encantar, e sair com o desejo de voltar e aproveitar ainda mais. Muitos retornam depois com mais tempo para visitarem os diversos atrativos culturais, nossas praias, cachoeiras e a vida noturna”.

Passeios gratuitos

Mesmo com o orçamento apertado, o turista pode se encantar com o Centro Histórico repleto de lojas, restaurantes e sorveterias. Em uma breve caminhada, é possível visitar as principais ruas e ainda conhecer as obras em exposição da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), que fica em frente ao píer, e as exposições do Centro Cultural da Vila, de frente para a famosa Rua do Meio, uma rua exclusiva para pedestres.

Na própria Vila, em direção ao lado Sul da cidade, estão outros dois importantes pontos turísticos totalmente gratuitos; a Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e o Museu Náutico de Ilhabela, prédio com arquitetura singular e que já foi a cadeia e o fórum do município.

Um pouco mais ao Sul, em uma caminhada de apenas 25 minutos a pé e às margens das belas praias da cidade, fica o Parque Fazenda Engenho D’água uma antiga fazenda de cana de açúcar e posteriormente de café e que carrega muito da história e cultura caiçara da cidade. O Parque também é gratuito e conta com guias próprios que contam toda a história da fazenda ao longo dos séculos e dos ciclos econômicos de Ilhabela.

No local, localizada na antiga escola da fazenda, também foi inaugurado em 2024 o Museu da Cultura Afro-Brasileira, um portal para compreender a rica e complexa história dos afrodescendentes em Ilhabela e apresenta uma narrativa abrangente desde os tempos sombrios da escravidão até as lutas pela libertação e a contribuição cultural dos negros na cidade e no Brasil.

No caminho do Parque ainda é possível visitar as praias do Saco da Capela e do Engenho D’água, ambas com poucas ondulações e que formam um roteiro irresistível de cultura com belos visuais e ao final um banho de mar.

Quem quiser conhecer um pouco mais da cidade por conta própria pode alugar bicicletas no Centro Histórico ou até mesmo pegar uma linha de ônibus para conhecer algumas das outras praias de águas cristalinas. Nesse caso é preciso ficar atento, pois é fácil se deslumbrar com a vista, o belo pôr do sol de Ilhabela e perder o horário de reembarque do navio.

Fauna da Mata Atlântica e aves marinhas

Amantes da natureza que tiverem olhos atentos podem ter o prazer de avistar diversas aves e animais silvestres. São tucanos, maritacas, periquitos e o famoso papagaio moleiro, ave símbolo de Ilhabela. Nas trilhas, com um pouco de sorte, é possível encontrar grandes borboletas azuis, tiês sangue e os saíras sete cores e o militar. Em algumas cachoeiras, como as da Trilha da Água Branca, pererecas aproveitam o vapor de água da cachoeira para se manterem hidratadas.

Já nos deques de madeira do Centro Histórico as aves marinhas parecem não se incomodar tanto com os turistas, oferecendo belas poses para os que desejam fotos instagramáveis.

Confira alguns dos passeios disponíveis pelo receptivo turístico de Ilhabela para cruzeiros:

Passeios de Jipe ou Van

– Cachoeira dos Três Tombos
– Praia do Curral
– Praia do Sino
– Praia do Jabaquara
– Parque das Cachoeiras

Mergulho

– Ilha das Cabras

Taxi

–  Destinos a combinar

Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela