O Bispo Diocesano, Dom José Carlos Chacorowski, viajará para Roma, na Itália, neste fim de semana. Entre 16 e 26 de setembro, ele se reunirá com todos os bispos da Província Eclesiástica (Regional Sul 1) da qual a Diocese de Caraguatatuba faz parte, além do episcopado de outras regiões, na Visita Ad Limina no Vaticano. Na semana que vem há a possibilidade de uma audiência com o Papa Francisco.
Essa viagem estava marcada inicialmente para 2020 e foi cancelada por causa da pandemia do coronavírus que afetou o mundo inteiro. De acordo com a CNBB Sul 1, com mais estes dois anos de adiamento, somam-se quase 13 anos desde a última visita Ad Limina realizada pelo episcopado do Regional Sul 1, em novembro de 2009. À época, os bispos participaram de uma audiência reservada e outra audiência geral com o Papa Bento XVI.
Naquele ano Dom José Carlos estava prestes a ser nomeado Bispo Auxiliar de São Luiz do Maranhão pelo Papa Bento XVI. Não chegou a conhecer o pontífice , mas foi ordenado sacerdote pelo Santo Padre o Papa João Paulo II, no Rio de Janeiro, em 02 de julho de 1980. Um grande marco em sua trajetória presbiteral e episcopal.
Ainda segundo informações da CNBB Sul 1, durante a visita o grupo participará de reuniões e encontros em diversos Dicastérios, Congregações, Conselhos Pontifícios e Comissões.
Relatório do último quinquênio da Diocese
De acordo com o Código de Direito Canônico, o bispo diocesano “está obrigado a apresentar de cinco em cinco anos um relatório ao Sumo Pontífice sobre o estado da diocese que lhe está confiada, segundo a forma e o tempo determinados pela Sé Apostólica”. (Cân 399 – § 1). Por isso, a visita Ad Limina também está relacionada com a apresentação do relatório sobre a situação da Diocese de Caraguatatuba – material que consiste além de uma prestação de contas, um diagnóstico sobre a situação de cada Igreja Local.
O que significa Ad Limina?
Do latim, o termo Ad Limina quer dizer “no limiar dos apóstolos”. Isto significa que os bispos, que hoje são os sucessores dos apóstolos, vão estar no limiar, na soleira, às portas da Basílica de São Pedro, que fica no Estado do Vaticano. Segundo Dom José Carlos, a Visita Ad Limina, que é obrigatória para cada um dos bispos, significa “chegar às portas de São Pedro, no caso, hoje, do Papa Francisco”.
Agenda no Litoral
No retorno para o Litoral, Dom José Carlos presidirá a celebração da novena em honra à Santa Terezinha, em 30 de setembro. Já no dia 1º de outubro, ele ordenará o próximo presbítero da Diocese na Catedral Diocesana, às 9h. O Diácono Silmar Gomes integrará o Clero que soma 27 sacerdotes com sua ordenação. Entre 02 e 09 de outubro, Dom José Carlos participará de um retiro em Curitiba (PR). Em 30 de outubro será a vez do Bispo crismar os adolescentes e adultos da Paróquia Santa Rosa de Lima.
Fonte: Assessoria de Comunicação- Diocese de Caraguatatuba