Medições da Iniciativa Pró-Mar indicam ventos de até 28 nós (51,8 km/h) e ondulações que chegam a 2,8 metros
Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião
A última semana do mês de setembro deve começar com aumento de nebulosidade, chuvas isoladas ao longo dos dias e queda nas temperaturas. Porém, outro alerta emitido pela IPM (Iniciativa Pro Mar), uma ONG localizada no município do Guarujá, aponta que o domingo (25) será marcado pelo aumento nas rajadas de vento no litoral e das ondulações marítimas na região.
Segundo as estatísticas da ONG, que executa um serviço de utilidade pública disponível na internet, a partir das 7h de domingo, a ondulação terá entre 2,1 e 2,3 metros com vento moderado de 22,2 km/h (12 nós) e rajadas de até 42,5 km/h (23 nós).
Por volta das 11h, a ondulação aumenta e pode chegar a 2,8 metros e 10 segundos de período médio, vento moderado com rajadas que podem atingir 51,8 km/h (28 nós).
A previsão da IPM é que a partir das 20h de domingo a ondulação será com leve baixa, passando a 2,5 a 2,6 metros e 11 segundos de período médio, vento mais intenso entre 22,2 e 29,6 km/h com rajadas que atingem a velocidade de até 44,4 km/h no decorrer da noite.
O trabalho de utilidade pública da ONG é realizado desde 2003 e utilizado frequentemente por marinheiros e mergulhadores de todo o litoral. São usadas seis ferramentas, entre sites e aplicativos gratuitos e pagos, para maior precisão e detalhamento das condições do tempo.
Os moradores do litoral norte que necessitarem registrar eventuais ocorrências durante a passagem do vento, podem entrar em contato com as Defesas Civis dos municípios pelo telefone 199.