Nos dias 5 e 6 de setembro, os Doutores da Amazônia (DRA), realizarão uma grande ação de saúde na Aldeia Indígena do Rio Silveira, em Boracéia, na cidade de São Sebastião – SP, segundo a presidente Nilva Vitorino, com previsão de atendimento a cerca de 500 indígenas.
Reconhecida nacionalmente por seu trabalho contínuo e articulado junto a mais de 60 povos indígenas e comunidades tradicionais, a organização levará ao litoral norte paulista sua expertise em ações integradas de promoção, prevenção e assistência em saúde.
Nessa ação a Instituição contará com o apoio da MEDLEVENSOHN, empresa com 23 anos de história no mercado Brasileiro, focada em permitir ampla acessibilidade à saúde, proporcionando uma melhor qualidade de vida para a população.
Com a presença do Medmóvel, unidade móvel de saúde da MEDLEVENSOHN realizaremos mais de 500 testes de glicemia em toda comunidade indígena participante, utilizando o monitor On Call Plus II.
Com o objetivo de alertar sobre os riscos do diabetes, a equipe Medlevensohn, orientará sobre cuidados com alimentação, importância dos exercícios físicos e sintomas do diabetes, principalmente em idosos e crianças indígenas, respeitando seus costumes e tradições.
Os testes realizados através de coleta capilar serão realizados em todos os participantes interessados, todos os testados que apresentarem alterações nos resultados, serão direcionados para o exame de Hemoglobina Glicada e os resultados serão disponibilizados para a equipe da UBS instalada na aldeia para que eles possam dar continuidade no acompanhamento.
Segundo explicou o Dr. Luiz Felipe Scabar, que coordena as ações de Saúde Pública, a frente odontológica da ação será especialmente voltada à Educação em Saúde Bucal, contemplando orientação sobre higiene, levantamento epidemiológico de cárie e medidas preventivas, em conformidade com os protocolos para uso de géis, espumas fluoretadas e verniz fluoretado em populações indígenas e comunidades tradicionais com e sem acesso à água fluoretada no Brasil.
Serão realizados procedimentos de prevenção que incluem uso de gel fluoretado e verniz fluoretado, seguindo critérios técnicos de segurança, eficácia e respeito à interculturalidade. As aplicações atenderão a diferentes faixas etárias e seguirão metodologias adaptadas ao contexto da aldeia.
Além das ações coletivas, casos de urgência odontológica identificados durante os atendimentos serão encaminhados para atendimento na Clínica Odontológica da Aldeia, assegurando resolutividade e continuidade do cuidado.
Conforme relato do fundador da DRA, Dr. Caio Machado, a presença da Doutores da Amazônia reforça o compromisso institucional de atuar de forma permanente, além de ações pontuais, estabelecendo vínculos e ampliando o acesso à saúde com foco na prevenção, na redução de desigualdades e no fortalecimento das práticas culturais locais. Em edições anteriores, a organização mobilizou dezenas de voluntários por ação, realizou centenas de milhares de atendimentos e consolidou parcerias com SESAI, FUNAI e lideranças indígenas de todo o Brasil.
A DRA Organização da Sociedade Civil com atuação consolidada em territórios indígenas desde 2014, já beneficiou mais de 60 povos, integrando assistência médica, odontológica, oftalmológica e atenção básica. Reconhecida por sua atuação em bases permanentes e pelo respeito à autonomia e à cultura dos povos originários, a entidade se destaca por ações de alto impacto social e técnico, com resultados mensuráveis e sustentáveis.
Fonte: Doutores da Amazônia