Cidades São Sebastião

Duas mulheres se elegem vereadoras de São Sebastião na mesma eleição pela primeira vez

Tamoios News
Vereadoras Maria Angela e Henriana Lacerda

Pela primeira vez na história a cidade de São Sebastião (SP) elegeu duas mulheres para o cargo de vereadoras na mesma eleição. Henriana Lacerda e Maria Angela conseguiram 1.371 e 1.138 votos, respectivamente. A dupla entre para a lista das cinco primeiras mulheres eleitas como vereadoras do município.

Henriana Lacerda garantiu o quarto lugar no ranking geral de vereadores votados e, acredita que ocupar um dos lugares da Câmara Municipal é de grande responsabilidade. “Ser eleita após 12 anos sem nenhuma mulher na câmara é uma grande responsabilidade, e também uma oportunidade de trazer mais representatividade feminina para o legislativo. Espero inspirar outras mulheres a se engajarem na política, pois acredito que a nossa participação é essencial para termos uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou.

Já para Maria Angela, que ficou no oitavo lugar na classificação de vereadores mais votados na eleição de 2024, o sentimento de orgulho por conseguir se eleger também se tornou presente. “Meu sentimento é de muita responsabilidade e orgulho, porque essa vitória não é só minha, mas de todas as mulheres da nossa cidade que, ao longo da história, têm lutado por mais representatividade e por seus direitos. Espero que essa eleição inspire mais mulheres a acreditarem no seu potencial e participarem da vida política da nossa cidade, contribuindo para um futuro mais igualitário e inclusivo”.

A participação de mulheres na política de São Sebastião (SP) sempre foi escassa, até então, somente três mulheres conseguiram ganhar uma eleição. Com a vitória de Henriana e Maria, as pautas que envolvem os diretos das mulheres devem ser colocadas em destaque mais do que nunca. “Meu propósito em participar da política de São Sebastião é dar voz às demandas que muitas vezes não são ouvidas, especialmente as das mulheres, das mães, e das comunidades mais vulneráveis. Quero trazer um olhar mais sensível e inclusivo para o debate público, lutando por políticas que promovam a igualdade de oportunidades”, ressaltou Maria. Para Henriana, a presença do público feminino nos debates políticos significa mais diversidade, mais inclusão, transparência e avanços para todos. “Nossa visão, experiências e sensibilidades agregam uma perspectiva que muitas vezes é negligenciada nos espaços de poder. Precisamos continuar quebrando barreiras e mostrando que as mulheres têm um papel decisivo na construção de políticas públicas que beneficiam toda a sociedade”.

Lacerda, que se classifica como advogada, empreendedora, turismóloga e nadadora de águas abertas, acredita que o desejo de fazer mais pela cidade e por áreas que sempre a preocuparam a motivou a entrar na vida pública. “Minha família sempre esteve envolvida na política, meu irmão está prefeito em Fernandopolis (SP) e trago comigo na veia a vontade de ajudar o próximo. Ao longo da minha carreira, sempre estive envolvida em projetos e discussões que impactam diretamente o bem-estar dos cidadãos, o que culminou na minha decisão de me candidatar para contribuir de forma mais ampla com a política de São Sebastião”, finalizou.

Enfermeira e empresária, Maria Angela percebeu o propósito dela na política a partir das lideranças que teve que ter em ações que necessitavam de atitudes e respostas mais rápidas. “Com essa vontade de fazer mais e melhor para a população e me posicionando como mãe, mulher e funcionária pública há 25 anos, sempre estive fazendo a fala de que política se faz todo dia e precisamos fazer bem feito sempre”.

A composição da Câmara Municipal de São Sebastião (SP) a partir de 2025 terá uma renovação, já que das 12 cadeiras, oito serão ocupadas por novos representantes e duas dessas por duas mulheres, Henriana Lacerda e Maria Angela. Ambas tiveram juntas 4,89% dos votos válidos.

Redação/Tamoios News