Cidades São Sebastião

Duto da Petrobras que opera até Guaratuba, não foi danificado pelas fortes chuvas no feriado de carnaval.

Tamoios News

O Portal Tamoios News recebeu alguns questionamentos de moradores preocupados com o duto da Petrobrás que atravessa a cidade de São Sebastião até o bairro de Guaratuba, em Bertioga, devido as fortes chuvas que aconteceram no domingo de carnaval (19/2).

O duto passa próximo as áreas em que aconteceram os escorregamentos de terra e destruíram várias casas além da tragédia de 64 mortes. Os moradores nos questionaram se os escorregamentos causaram algum dano a tubulação ou se houve algum vazamento de produto.

Questionada a assessoria de imprensa da Transpetro nos informou que não foram identificados danos ao duto. E que o duto OSBAT (São Sebastião/Guaratuba) segue preventivamente inoperante até que sejam concluídas todas as ações para a retomada segura das operações.

Dutos da Transpetro 

O Terminal Marítimo de São Sebastião, da Petrobras, recebe petróleo ou óleo cru diretamente dos navios petroleiros e são bombeados pelos dutos para as refinarias da mesma companhia, localizadas em Cubatão, Paulínia e São José dos Campos. Depois de serem processados, há a distribuição de gasolina, diesel, nafta e, óleo combustível, entre as diversas bases da Petrobras e também de outras companhias envolvidas com o armazenamento e distribuição destes produtos, localizadas em todo o estado, formando uma extensa malha de dutos.

– OSBAT: Oleoduto São Sebastião/Cubatão. Duas linhas de petróleo de 24′, em operação desde 1968, sendo uma linha entre São Sebastião e Guaratuba com 70,5 km de extensão e outra entre Guaratuba e a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, com 50,5 km de extensão.

– OSPLAN I: Oleoduto do Planalto, de 24′: Três linhas, todas em operação desde 1973, sendo duas de produtos claros entre o terminal de São Sebastião e base intermediária de Rio Pardo, com 32,5 km e 49,7 km de extensão respectivamente, e uma de óleo combustível, entre Rio Pardo e Guararema, com 152,7 km de extensão.

– OSPLAN II: Oleoduto São Sebastião/Refinaria do Planalto (REPLAN) de 18′, que transporta produtos claros, em operação desde 1991, com 153,5 km de extensão.

 

Redação/Tamoios News