Caraguatatuba Cidades Notícias

Ecopontos de Caraguatatuba reaproveitam cerca de 23 mil quilos de material em 40 dias

Tamoios News
Foto: PMC

Em mais uma semana de comemorações ao Mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), reforça um de seus principais projetos de gerenciamento de resíduos sólidos, o Ecoponto.

O Ecoponto é uma área pública licenciada para transbordo e triagem, destinada ao recebimento de pequenas quantidades de resíduos volumosos, resíduos da construção civil, podas e materiais recicláveis, entregues voluntariamente por munícipes ou catadores.

São três Ecopontos instalados na cidade, sendo os principais pontos de descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente. No local, também é possível entregar móveis e equipamentos domésticos, pneus, óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos e madeiras.

Apenas entre maio e a primeira semana de junho foram 23,4 mil quilos de materiais já reaproveitados que tiveram sua destinação correta, evitando o descarte irregular em vias públicas.

De acordo com a SMAAP, foram 15.640 quilos de resíduo de construção civil, 3.280 de poda, 2.460 de madeira e 2.028 quilos de reciclável.

Importante destacar que os Ecopontos não recebem lixo orgânico, animais mortos, lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de um metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

Serviço

  • Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais, s/n.
  • Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170 – próximo a Praça do ParCão.
  • Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três.

Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8h30 às 17h, e aos domingos das 8h30 às 14h. Eles fecham para almoço das 12h às 13h.

*Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba