Parceria entre Prefeitura e Yacht Club de Ilhabela promoverá novos eventos na próxima edição da principal competição de vela da América Latina
O fim de semana parecia de temporada de verão para quem foi à Vila, centro histórico de Ilhabela, especialmente, na noite de sábado (11), quando houve a cerimônia de premiação da 42ª Semana Internacional de Vela – Ilhabela Sailing Week e o show do cantor Simoninha. Trânsito intenso, bares e restaurantes lotados e o clima agradável.
Os velejadores de 145 embarcações, amigos, familiares, turistas e moradores de Ilhabela que acompanharam a cerimônia de premiação no palco montado na Praça das Bandeiras, na Vila, receberam em primeira mão a informação de que a próxima competição já tem data definida. A 43ª edição será disputada de 8 a 16 de julho de 2016.
Entre as novidades a serem consolidadas, está o desfile das embarcações junto ao Píer da Vila. Na manhã de sábado (11), antes da regata decisiva, os barcos foram saudados por centenas de torcedores que se aglomeraram para ver, a poucos metros de distância, o trabalho das tripulações a bordo e conhecer de perto as embarcações oceânicas. “O pessoal que estava em terra adorou. O desfile veio para ficar e deverá ser incluído oficialmente na programação de 2016″, vibrou Carlos Eduardo de Souza e Silva, o Kalu, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela. “Neste ano tivemos regatas de altíssimo nível. As variadas condições de vento impuseram várias dificuldades. Gostei muito de 2014, mas achei este ano melhor ainda. Vamos continuar trabalhando para que o evento seja cada vez mais da cidade e não apenas do Yacht Club de Ilhabela”, projetou Kalu.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, ressaltou a importância do evento para o arquipélago. “Chegamos ao final da 42ª edição com grandes regatas e uma programação cultural que agradou a todos. Foi uma grande festa na Ilha, movimentando a cidade, aquecendo a nossa economia, e tenho certeza que em 2016 será ainda melhor”, destacou Colucci. De 3 a 12 de julho, além das regatas, o público pôde conferir grandes shows musicais, entre eles, Paula Toller, Pequeno Cidadão, Biquini Cavadão e Simoninha.
O YCI foi o responsável pelo gerenciamento técnico da competição, assegurando a qualidade das regatas e atraindo tripulações de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia, além de Argentina e Uruguai, país do campeão Cristabella, que representou o Yacht Club Uruguayo. O evento teve patrocínio da Mitsubishi Motors e apoio da Brancante Seguros, Hotel Real Villa Bela, Med Salva, North Sails, Transbrasa, CBVela, Marinha do Brasil, Yacht Club Argentino e Full Time.
Campeões da 42ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela:
ORC Geral – Cristabella (Martin Meerhoff)
ORC A – Cristabella (Martin Meerhoff)
ORC B – Santa Fé V (Nelson Avila Thomé)
ORC C To Nessa (Renato Faria)
IRC – Cristabella l(Martin Meerhoff)
C30 – Loyal/CA Technologies (Marcelo Massa)
Brasileiro de C30 – Campeão: Loyal/CA Technologies (Marcelo Massa)
HPE 30 – Carioca Jr. (Roberto Martins)
HPE 25 – Suzuki/Bond Girl (Rique Wanderley)
Clássico – Aries III (Alex Calabria)
Mini – Jacaré (Pedro Fukui)
RGS Geral – Asbar II (Sérgio Klepacz)
RGS A – Kalymera V (Antonio Carlos Paes Leme)
RGS B BL3 Urca (Pedro Rodrigues)
RGS C Rainha/Empresta Capital (Leonardo Pacheco)
RGS Cruiser Helios II (Marcos Gama Filho)
Bico de Proa A – H2Orça (Hilpert Zamith)
Bico de Proa B Super Bakanna (Alexandre Dangas)
Star – Marcelo Bellotti/Pedro Bolder
Equipes – Iate Clube do Rio de Janeiro (Seu Tatá / Magia / Kalymera /Kybixu)
Sul-Americano de ORC – Orson (Carlos Eduardo Souza e Silva)
Diario de Bordo – Maestrale II (ORC/IRC, Adalberto Casaes)
Fonte: Assessoria de Comunicação PMI