A prefeitura de São Sebastião divulgou na quinta-feira (7), em seu site de notícias, uma matéria alegando ser Fake News o aparecimento de onça-pintada na cidade, logo após a publicação do Tamoios News, onde relata a preocupação de vários moradores com ruídos, pegadas e até desaparecimento de animais domésticos no Sertão de Camburi.
A prefeitura informou que vídeos que circulam pelas redes sociais sobre a presença e ataques de uma onça-pintada são falsos. Esses vídeos inclusive são de abril de 2024. E reforçam que a Secretaria do Meio Ambiente, e a Defesa Civil, da Secretaria de Segurança Urbana, não registraram a presença desse animal no município.
O intuito da matéria publicada no Tamoios News, sob o título ” Presença de onça-pintada no Sertão de Camburi destaca a necessidade urgente de preservação ambiental”, foi para alertar a necessidade de proteção aos moradores e animais domésticos locais, e principalmente para a preservação da onça-pintada que se encontra em extinção. Foram mais de dez pessoas que relataram a presença do animal na mesma região, além de um vídeo com o som característico da espécie e imagens das pegadas.
Mas o que surpreende é a prefeitura em sua publicação afirmar que não registraram a presença da onça-pintada na cidade, sem ao menos procurar conhecer a realidade dos fatos, entrar em contato com o jornalista ou o com o Tamoios News, para solicitar o contato das pessoas que deram o seu testemunho e inclusive as que perderam seus animais de estimação.
E mostra o total descaso para com os munícipes em tratar o caso como “Fake”, em vez de comunicar às autoridades responsáveis para que auxiliem a proteger os moradores, o seus animais e a onça-pintada que está em seu verdadeiro habitat a “Mata Atlântica”.
Redação/Tamoios News