O município de São Sebastião celebra 387 anos de anos de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira (16), e o que comemorar com essa tragédia que se abateu na cidade, a qual deixou tantos munícipes desabrigados e desalojados, e a tristeza de tantas mortes que poderiam ser evitadas.
São Sebastião é uma das cidades mais antigas do Litoral Norte e também uma das mais completas e bonitas, com praias para todos os gostos, com ondas ou sem, areias finas, grossas, claras e escuras, com vegetação nativa e exuberante nas encostas e montanhas, cachoeiras diversas, ilhas e ilhotes margeando os mais de 100 km de costa, um dos maiores sítio arqueológicos do país, um centro histórico, além de um porto.
São tantas as belezas naturais que não conseguimos mencionar, e são tantos os descasos com a nossa natureza e com o nosso povo que não conseguimos nem mensurar.
Mas, o maior descaso são de alguns gestores públicos, que, ou pela falta de conhecimento, ou pela falta de visão quanto a riqueza que nos cerca com a nossa “Mata Atlântica”, desprezam o nosso maior patrimônio.
E nesse descaso todos os órgãos públicos estão envolvidos, com os inúmeros problemas que se acumulam e se arrastam nas diversas áreas ambientais e sociais, ano após ano, sem um desfecho ou uma conclusão final, assistindo a destruição dia a dia de um paraíso totalmente ameaçado.
E, esse descaso nos fez pagar um alto preço com 64 vidas perdidas, pela incompetência e muitas vezes ganância de certos administradores públicos, e também pela inércia e morosidade de alguns profissionais da Justiça e do Ministério Público.
Desejamos que esse triste aniversário nos sirva de exemplo e que nos dê a esperança para que todos os munícipes consigam uma vida digna. Para que saibamos escolher bons representantes políticos e principalmente que todos entendam a importância da nossa natureza para que possamos viver em harmonia.
Redação/ Tamoios News