O Código Penal brasileiro define em seus artigos 138, 139 e 140 os crimes contra a honra, de calúnia, injúria e difamação.
Após o advento da internet, e sua popularização, escondidas por detrás do teclado, cada vez mais pessoas cometem esse crime diariamente, certas da impunidade. Alguns, igualmente achando que não serão alcançados pela força da lei, até colocam seus rostos e vozes, e usam a internet para difundir calúnias, injúrias e difamações para o maior número de pessoas.
Isso é muito comum, no meio político, em anos pré eleitoral e eleitoral, como agora.
A redação do Tamoios News tem recebido diversas denúncias que atacam a honra de políticos de forma vil, sem qualquer tipo de comprovação. Informamos que desprezamos, literalmente, denúncias falsas que tentam atingir a honra de qualquer pessoa.
Desprezamos, mais ainda, ataques de ordem pessoal que, sem qualquer comprovação, expõem a intimidade, a vida privada de qualquer cidadão. Nosso portal de notícias preza pela credibilidade da informação, e principalmente pelo legalismo.
Por mais pública que seja a pessoa, como no caso dos políticos, é inconcebível que seja atacada de forma reles nas redes sociais, sem qualquer comprovação de delito. De forma alguma nossa empresa compactua com esse tipo de ação criminosa e jamais dará publicidade a esse ato.
Então, senhores difamadores e caluniadores, de nada adianta nos encaminhar denúncias vazias.
O Tamoios News só divulga esse tipo de delito em ações devidamente apuradas e julgadas pelos setores policial e judiciário. Até porque, sabemos, muitas das vezes essas denúncias falsas tem como objetivo algum ganho financeiro e são patrocinadas por adversários do político atacado.
Não estamos, com isso, defendendo maus políticos, muito pelo contrário. Quando o assunto é devidamente embasado na lei, somos os primeiros a tornar públicas as ações de combate àqueles que usurpam o dinheiro público, como são os casos das ações recentes da Polícia Federal e Ministério Público em algumas cidades da região, onde, não só noticiamos, como também cobramos celeridade na solução dos processos.
Ao nosso seleto público leitor pedimos que aguarde apurações judiciais para denúncias desqualificadas, feitas com único objetivo de atingir a honra de outra pessoa, seja ela um político ou não.
Redação/Tamoios News



