O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, declarou esta semana ao portal “A Guardiã da Notícia” que nas eleições deste ano em São Sebastião (SP) o partido apoiará a candidatura a prefeito do atual vice-prefeito do município, Reinaldo Alves Moreira Filho, o Reinaldinho, atualmente filiado ao partido Republicanos (PR). Segundo Valdemar, o apoio do PL a Reinaldinho atende a um pedido feito pelo governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (PR). A declaração gerou indignação na atual presidente do PL de São Sebastião, Waltraud Rennert, conhecida como Traud, proprietária do portal de notícias Tamoios News e única mulher presidente de um partido em São Sebastião atualmente. Ela considera estar sendo vítima de machismo e de perseguição por parte do atual prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB), e de seus aliados.
Traud afirma que filiados ao PL de São Sebastião também estão indignados e não concordam com o apoio a Reinaldinho, que na prática significa apoiar a continuidade da gestão de Felipe Augusto, prefeito que já responde a diversas ações judiciais, sendo a maioria por improbidade administrativa. Até então, a empresária sinalizava que o PL de São Sebastião apoiaria o pré-candidato a prefeito Gleivison Gaspar (PP), que foi o segundo mais votado nas eleições de 2020 e que possui chances reais de derrotar Reinaldinho este ano. Havia, inclusive, a possibilidade do vice de Gleivison ser indicado pelo PL.
Traud diz não entender por qual motivo o governador Tarcísio, que não é filiado ao PL, age para entregar o partido em São Sebastião a políticos que cometem tantas irregularidades. Ela e o seu grupo político se sentem decepcionados por Tarcísio estar passando por cima do trabalho que estavam construindo com o partido, com foco em mudar os rumos do Executivo da cidade e de impulsionar candidaturas de mulheres ao Legislativo. Inclusive, lembra que apoiou a eleição de Tarcísio em 2022, realizou até encontros com empresários, ao contrário de Felipe Augusto e Reinaldinho Moreira que na época declararam apoio ao ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB) e que por diversas vezes criticaram duramente as ações de Tarcísio enquanto Ministro da Infraestrutura.
A proprietária do portal Tamoios News tem inúmeros motivos para se opor ao apoio do PL à continuidade da gestão de Felipe Augusto, que vem fazendo de tudo para se perpetuar no poder, agora através da candidatura de seu vice, Reinaldinho. Em 2021, por exemplo, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de Felipe Augusto, como parte da Operação Mar Revolto, que investiga desvios de 20 milhões em recursos da saúde. O prefeito também deixa a desejar na política habitacional, por exemplo no caso das vítimas de deslizamento em Barequeçaba que esperam há 5 anos por novas moradias por ele prometidas.
Felipe Augusto passa por cima inclusive das decisões e recomendações de juízes e promotores, como no caso da contratação da associação Nupec, feita sem licitação, para atuar na disputa pelos royalties contra Ilhabela. A Justiça determinou que o pagamento da prefeitura à associação fosse suspenso, mas a transferência de R$ 56,7 milhões foi realizada antes da decisão. A Justiça, então, determinou o bloqueio das contas bancárias da Nupec, onde R$ 14.982.955,94 não foram localizados. E, sem deixar de mencionar as 33 ações civis públicas ajuizadas pelo Ministério Público de São Paulo, de março de 2019 até dezembro de 2021, sobre as construções irregulares nas encostas e beiras de rios da Costa Sul da cidade.
Além desses e muitos outros casos, Felipe Augusto não respeita as pessoas, ofendendo de forma grosseira a todos que discordam de suas ações e do seu ponto de vista. O prefeito já fez diversas declarações ofensivas, em lives ou entrevistas, mirando Traud e seu portal de notícias Tamoios News, que nunca se deixou intimidar e segue publicando denúncias de irregularidades e escândalos envolvendo Felipe Augusto. Porém, a empresária relata dificuldade na elaboração das pautas, pois as fontes frequentemente têm medo da retaliação do prefeito. Em muitos casos, as matérias se baseiam apenas em documentos do Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Polícias Civil e Federal.
Uma casa de propriedade de Traud no sertão de Barra do Una, foi demolida pela prefeitura no ano de 2018, sem uma ação judicial ou ao menos um processo administrativo. A dona do portal Tamoios News, é constantemente difamada devido as publicações de matérias que não favorecem os administradores públicos de São Sebastião. Ela conta que está sendo processada por Reinaldinho por causa da matéria sobre um pai que solicitava da prefeitura uma medicação indispensável para a sobrevivência de sua filha de 7 anos, desde 20 de julho de 2023. E o medicamento só foi entregue mediante decisão judicial no dia 27 de fevereiro deste ano.
Diante de tudo isso, Traud espera que o governador Tarcísio repense seu pedido em filiar o vice-prefeito Reinaldinho no PL de São Sebastião, para que seu excelente trabalho à frente da tragédia das fortes chuvas de fevereiro de 2023 seja perpetuado e não ofuscado por escolhas de políticos que ele realmente não conhece.
O portal Tamoios News questionou a assessoria de comunicação do governador Tarcísio de Freitas sobre essa ingerência no PL de São Sebastião, mas não houve retorno até o fechamento deste editorial.