A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, apresenta nos próximos dias 9 e 10 de agosto, na Praia da Baleia, em São Sebastião, a próxima etapa do Circuito Paulista de Surf Colegial 2025. A competição, considerada uma vitrine do surfe de base de São Paulo, acontece a partir das 7 horas, para as categorias Sub-12 e Sub-14. O evento é patrocinado pela EDP, que tem o objetivo de fomentar o esporte de base no Brasil, em parceria com a Associação Socioeducativa de Esporte e Lazer (ASEL) e a Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf).
Em comemoração ao Dia dos Pais, e pensando em incentivar a participação da família no circuito, o evento conta com uma atividade especial: os atletas e seus responsáveis participarão de uma bateria no formato tag team, em que se se revezam para pegar ondas dentro de um tempo determinado. A pontuação final é resultado da soma das melhores performances da equipe.
Nesta etapa, os atletas seguem pontuando na disputa pelas vagas na Seleção Paulista de Surf para competirem no Circuito Brasileiro de Base 2026 e pelo prêmio principal: uma viagem para Portugal para competir no Olas Pro Tour Europa.
Na etapa anterior, em Santos, já se destacaram os primeiros líderes do ranking: Kalani Robles (Sub 16), Caio Okamoto (Sub 18), Isabelly Knut (Sub 18) e Giovanna Rocha (Sub 16). Cada um somou os primeiros 1.000 pontos rumo ao título estadual e à vaga na seleção paulista.
Voltado a atletas de 12 a 18 anos, o Circuito Paulista de Surf Colegial é exclusivo para estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino – inclusive em cursos online reconhecidos pelo MEC. Ao todo, são quatro etapas, passando por Santos, Itanhaém e São Sebastião, com a grande final também a ser apresentada pela EDP, em outubro, na Praia de Camburi.
Além dos títulos por categoria, o circuito também vai reconhecer os atletas com maior desempenho técnico com a premiação troféu Manga Wax Best Performance, que destaca um surfista do masculino e outro do feminino com as maiores médias da etapa.
Sustentabilidade em destaque
Muito mais do que a competição esportiva, o EDP Circuito de Surf Colegial abraça o compromisso com a sustentabilidade e realiza ações para envolver a comunidade nas etapas de São Sebastião.
No dia 29 de julho, a EDP iniciou uma Gincana das Tampinhas envolvendo alunos da Escola Henrique Tavares Barra, no bairro do Sahy. O material será reciclado e transformado em chaveiros raspadores de parafina. Algumas escolas vão receber, ainda, ações de educação ambiental incluindo palestras e atividades com foco na proteção das águas e manguezais. A ação será conduzida pela EDP, em parceria com as secretarias do Meio Ambiente e de Educação de São Sebastião, e a SPSurf.
O Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte, apresenta o Circuito Paulista de Surf Colegial 2025. A etapa também conta com o patrocínio da EDP, em parceria com a Federação de Surf do Estado de São Paulo e ASEL, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes.
Mais informações e regulamento completo:
www.spsurf.com.br/colegial-2025-etapa-1/pagina-principal
Fonte: EDP