
Além do encontro com diversos setores sobre operações verão, houve a inauguração da nova subestação da EDP
Encontro teve como proposta apresentar ações dos diversos segmentos para a temporada de verão no litoral norte
Por Ricardo Hiar, de Caraguatatuba
A EDP, distribuidora de energia elétrica, promoveu nesta terça-feira (22), nas instalações da empresa no Porto Novo, em Caraguatatuba, um evento integrado para apresentar ações que serão realizados na temporada de verão no litoral norte. A proposta foi reunir os diversos segmentos e mostrar como cada um atuará até fevereiro, nas chamadas “operações verão”.
De acordo com o diretor geral da EDP, Marney Antunes, o objetivo do encontro foi promover uma integração ainda maior entre os setores que terão ações especiais na temporada. Os participantes puderam conhecer os projetos uns dos outros, entender as previsões de cada setor, e obter melhores condições para uma atuação mais próxima durante o período em que a população local chega a triplicar.
“Trouxemos a Polícia Miliar, o Salvamar, as prefeituras, e até a CETEEP, nossa transmissora de energia. Isso porque todo esse trabalho se interliga no verão e acabamos, vez ou outra, precisando agir em conjunto. Quando tem uma tempestade, por exemplo, a EDP tem que atuar rapidamente para reestabelecer energia, mas a Defesa Civil e a Polícia também estarão envolvidas na mesma ocorrência. Por isso, essa integração torna o trabalho mais eficaz”, completou.
Operação Verão
O capitão João Rapacci, do Grupamento de Bombeiros Salvamar Paulista, falou sobre o trabalho das equipes, que receberam reforços para agirem nas praias de toda a região. Ele apresentou dados do verão anterior, quando ocorreram 505 salvamentos. Apesar disso, foram também registrados no período seis óbitos por afogamento.
Conforme o capitão, o objetivo nesta temporada é reduzir os índices e evitar os acidentes fatais. Ele destacou a importância do papel de cada cidadão nesse contexto, que podem prevenir muitos acidentes.
Ewandro Goes, coordenador da Defesa Civil de São Sebastião, explicou que o município vem se preparando ao longo do ano, também com questões preventivas, para estar preparado para evitar problemas graves, principalmente nessa época do ano, com o grande aumento populacional.
Robert Scott Neill, tenente da polícia militar, falou um pouco sobre a história da corporação e citou o reforço que as cidades receberam nesse verão. Para ele, o efetivo está preparado e distribuído para garantir a segurança em todo o litoral norte.
EDP no Verão
Segundo levantamento feito pela EDP, as alterações climáticas vão impactar o verão 2015/2016, que pode ser o terceiro mais forte desde 1950. Conforme a expectativa, pode haver tempestades e aumento das descargas atmosféricas. Para minimizar problemas nessa época, a empresa implementou várias ações ao longo de 2015.
“A operação verão começa agora, mas já começamos pensar nela e investir desde o final da temporada passada”, afirmou Antunes. Segundo ele, a EDP tem priorizado as ações de prevenção, para garantir segurança e um bom fornecimento aos usuários.
Como a região sofre com problemas viários no período da temporada, já que não há muitas opções de vias e o número de veículos circulando aumentam significativamente, entre 31 de dezembro e 3 de janeiro, 29 equipes estarão alocadas nas principais praias das duas cidades litorâneas, de modo a poderem agir prontamente em caso de necessidade. Essa é uma maneira, segundo a empresa, de reduzir o tempo de deslocamento e otimizar o atendimento aos clientes.
O prefeito Ernane Primazzi (PSC), presente no encontro, afirmou que a iniciativa é bastante importante, visto que os diversos setores precisam se unir nessa época para evitar transtornos para a toda a população. “As dificuldades são para ser enfrentadas, mas juntos somos mais fortes. De forma integrada, será possível enfrentar os próximos 60 dias da melhor maneira possível”, afirmou.
Outras ações
A EDP atua em Caraguatatuba, São Sebastião, além de cidades do Vale do Paraíba e Alto do Tietê. Para essas regiões, desde o segundo semestre do ano passado, foram investidos cerca de R$ 70 milhões em ampliação, modernização e manutenções na rede.
Um dos grandes causadores de interrupções de energia durante tempestades, por exemplo, são as quedas de galhos. Para evitar o problema, foram feitas mais de 360 mil podas nesse período. Também houve a substituição de mais de 50 km de rede comum por cabeamento isolado, ampliações de 15 subestações e implantação de 28 km de linhas de distribuição.
A inauguração da nova subestação do Porto Novo, realizada nesta terça, representa um ganho importante para a região, segundo Marney Antunes. “Essa subestação está num ponto estratégico, entre Caraguatatuba e São Sebastião. Por isso, ela tem condições mandar abastecimento para as duas cidades, reforçando o atendimento de ambas”, concluiu.