A EDP, distribuidora de energia que atua no Litoral Norte, termina nesta quinta-feira (28) o mutirão de melhorias técnicas que trará benefícios para mais de 2.900 residências, comércios e indústrias em bairros de Caraguatatuba e São Sebastião. A ação esta sendo realizada em três dias e tem como objetivo aumentar a resiliência do sistema de elétrico, principalmente em episódios de chuvas e ventos extremos, cada vez mais frequentes mesmo fora do período de verão.
Para o planejamento do mutirão foi realizado um mapeamento prévio e detalhado da região. As atividades contemplam poda da vegetação com impacto nas redes de distribuição de energia, além da modernização de equipamentos que compõem o sistema local. No total, sete equipes da concessionária estarão envolvidas e dedicadas nos serviços ao longo do dia. Os principais bairros beneficiados são Massaguaçu, Praia da Mococa, Tabatinga e Olaria, em Caraguá, e Boiçucanga e Camburiy em São Sebastião.
“Os mutirões reforçam a atuação contínua da EDP para ampliar a qualidade do fornecimento e a segurança das redes elétricas, especialmente diante do aumento na frequência de eventos climáticos severos, mesmo fora do verão. Essas ações geram resultados mais efetivos, contribuindo para cidades mais resilientes e sustentáveis”, destaca Claudemir Siqueira, gestor da EDP. Em situações de tempestades, com chuvas e ventos, a vegetação torna-se grande causa de interrupção do fornecimento de energia, com queda de galhos sobre as redes. “Vimos este tipo de episódio severo neste último mês com ventos que superaram 85 km/h na região, causando grandes estragos e danos à população, incluindo às redes elétricas e ao fornecimento de energia”, finaliza o gestor.
Vale destacar que as podas realizadas pela EDP seguem normas técnicas e ambientais, buscando o equilíbrio entre a preservação da vegetação e a proteção da rede elétrica. Essas ações preventivas ocorrem de forma programada e contínua ao longo do ano em todos os municípios atendidos pela distribuidora.
O cronograma de atividades deste mutirão acontece em regime de Linha Viva, sem a necessidade de interromper o fornecimento de energia na região. Por esta questão, para a segurança das equipes em campo e da população, as ações podem ser reprogramadas em caso de mudança de clima, como alta umidade e chuvas.
Fonte: EDP