A Concessionária EDP lançou na manhã desta quarta(11), em Caraguatatuba, a Operação Verão 2019/2020. A operação é importante porque no período do verão, principalmente, entre dezembro e março, chove e venta muito na região, o que pode causar queda de árvores ou galhos na rede de distribuição, interrompendo o abastecimento aos usuários.
A EDP atende 45 mil usuários em São Sebastião e outros 75 mil na cidade de Caraguatatuba. É a quarta vez que a concessionária realiza este tipo de operação no Litoral Norte.
O diretor geral da EDP no estado de São Paulo, Marney Antunes, esteve no evento que contou também com as presenças do prefeito Aguilar Júnior, da primeira dama Samara Aguilar, do presidente da Câmara de Caraguá, Carlinhos da Farmácia e do vereador China.
Estiveram no evento, o capitão Daniel, representando a Polícia Militar; do tenente Godoy, representando a polícia rodoviária e ainda da Polícia Ambiental, Defesa Civil e dos Bombeiros e secretários municipais.
Segundo Marney Antunes, a concessionária adotou todas as ações preventivas e utilizará modernas tecnologias na operação deste ano. Antunes destacou ainda à importância do apoio de todos os órgão envolvidos na operação verão.
O prefeito Aguilar Júnior disse que as ações feitas pela Sabesp e, também, pela EDP devem garantir um verão mais tranquilo para moradores e turistas.
“Fiquei bastante impressionado com os investimentos feitos e com o uso das modernas tecnologias pela EDP”, destacou.
.Tecnologia
Além de contar com a parceria do Instituto Climatempo, que enviará boletins diários sobre as condições do tempo na região, a EDP terá 26 equipes reforçando as duas cidades ao longo do verão e quatro equipes de manutenção pesada e uma subestação móvel para ser usada em caso de emergência.
O diretor responsável pela EDP em Caraguá e São Sebastião, Clayton Matsumoto, destacou os investimentos feitos pela empresa e as novidades da operação Verão 2019/2020.

Drone de asa rotatória inspecionará rede de distribuição
Segundo ele, a concessionária utilizará dois drones para inspeção na rede de distribuição e transmissão nas duas cidades. Um drone de asa rotativa, que pesa cerca de 100 quilos e conta com câmeras infra-vermelho, que percorrerá a linha de distribuição e transmissão. O drone tem autonomia para voar por 25 minutos e pode levar até 80 quilos de peso.

Drone de asa fixa percorrerá linhas de transmissão e distribuição
Outro drone, de asas fixas, também, com câmeras, será utilizado na inspeção das redes de Caraguá e São Sebastião.
A EDP também utilizará equipamentos especiais para avaliar as condições de árvores e de postes de madeira. Os aparelhos podem informar se uma determinada árvore corre o risco de cair em caso de ventos mais fortes.