
Além de homenagens, vereadores discutiram sobre questões pertinentes à educação na cidade
Homenagens para profissionais da educação tiveram destaque na sede do Legislativo
Por Raell Nunes, de Ubatuba
A educação foi o tema central discutido pelos vereadores de Ubatuba durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (5). Além dos debates, ideias e propostas para possíveis melhorias, houve duas homenagens às escolas municipais, Sebastiana Luiza de Oliveira e Madre Maria da Glória.
O professor de física da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, Cândido Osvaldo de Moura, fez o uso da tribuna para reivindicar benfeitorias à unidade escolar. Para ele, não se está tendo a colaboração por parte da diretoria e da prefeitura para projetos, que antes eram desenvolvidos e que agora foram paralisados.
Os representantes do Legislativo aproveitaram a palavra do educador para discutir o tema. O presidente da Casa de Leis, Claudinei Bastos Xavier (PSDB), o Pastor Xavier comentou que essa é a única escola municipal que possui o ensino médio e por isso merece mais atenção.
Outros vereadores também se pronunciaram a respeito da questão. “Existem muitas coisas que precisamos rever. O desvio de dinheiro da merenda em muitas instituições de ensino é um fato”, disse Reginaldo Fábio de Matos (PMDB), o Bibi. Para ele, o Legislativo tem que ficar atento para fiscalizar esse e tantos outros acontecimentos que envolvem a educação.
Flávia Comitte do Nascimento (PSB), a Flávia Pascoal, disse que está sendo muito difícil ver algo de bom na educação ubatubense. Ela também falou que os projetos destinados à educação, de maneira nenhuma, podem ser interrompidos.
A vereadora ainda acrescentou que falta planejamento para o futuro do ensino caiçara. “A educação é uma semente, que plantamos no hoje, para colhermos no futuro”, completou.
Muitos educadores estavam presentes para receberem as homenagens. As escolas municipais Sebastiana Luiza de Oliveira e Madre Maria da Glória receberam moções. Segundo a Câmara, o reconhecimento se deu pelo excelente trabalho desenvolvido em inovação e criatividade na educação básica. “Um trabalho educacional exemplar, devidamente reconhecido pelo MEC”.
Todos os vereadores elogiaram a direção, professores, alunos e toda a equipe de profissionais de ambas as escolas da região.
A sessão durou cerca de uma hora e teve a aprovação de dois projetos: um do Legislativo e outro do Executivo, uma terceira proposta foi adiada por quatro sessões.