Cidades Eleição 2024

Eleição 2024: Veja o perfil e plano de governo da candidata a prefeita de Ubatuba Flávia Pascoal e seu vice Coronel Barreto

Tamoios News
Candidata Prefeita de Ubatuba Flávia Pascoal e vicê Coronel Barreto

O Tamoios News publicará diariamente uma pequena biografia dos candidatos a prefeito(a) e a vice das cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastiao e Ubatuba, além dos respectivos planos de governo. As matérias serão publicadas conforme o recebimento das informações enviadas pelos candidatos. Acesse o link e confira todas as publicações:  https://www.tamoiosnews.com.br/category/eleicao-2024/.

Nesta quarta-feira (11), publicamos o perfil da candidata a prefeita da cidade de Ubatuba Flávia Pascoal  e do vice Coronel Barretodo, ambos do Partido Liberal – PL (22).

Flávia Pascoal 

Flávia Pascoal começou a trabalhar aos 13 anos como balconista para ajudar o seu pai em sua lanchonete no bairro do Itaguá.  Sua mãe, professora, a inspirou a estudar, no ano de 1995, com 17 anos de idade, se formou no técnico em magistério. E no mesmo ano se casou com Maclaud. Em seguida começou a dar aulas como professora substituta na rede estadual. Cursou pedagogia na Faculdade Integrada Módulo, no ano de 1998 passou no concurso público da rede municipal de Ubatuba, dando início a carreira de servidora pública.

O ano de 2004, para Flávia, foi maravilhoso e muito especial com o nascimento das filhas gêmeas Julia e Sophia.

Além de professora, foi coordenadora, supervisora, vice-diretora, diretora e secretária de educação. Como gestora, percebeu a influência da política dentro do processo de educação, que muitas vezes prejudicava a pasta, o que a motivou a sair candidata a vereadora na eleição de 2012.

Foi a vereadora mais votada da história da Ubatuba, com 1.250 votos. durante o seu mandato  travou grandes lutas no cumprimento de sua missão em representar o povo de Ubatuba, e em especial as mulheres. Foi autora de diversas Leis relacionadas à educação e defensora de uma política focada na primeira infância, elaborando uma emenda à Lei Orgânica que instituiu a obrigatoriedade do Plano Municipal da Primeira Infância de Ubatuba. Denunciou superfaturamento, lutou contra o aumento de salário dos vereadores, defendeu as cores da cidade.

Em 2016, foi candidata a prefeita e apesar de participar de uma campanha simples, com poucos recursos obteve uma votação expressiva, com 6.563 votos. Em 2019 concluiu o curso de pós-graduação de Gerente de Cidades, na FAAP de São José dos Campos. Em 2020, disputou novamente a prefeitura de Ubatuba focada em uma proposta de uma gestão séria, participativa e com uso responsável do dinheiro público e saiu vitoriosa das urnas.

Ao assumir a prefeitura de Ubatuba em 2021, se deparou com  R$ 27 milhões em dívidas e com fornecedores revoltados por falta de pagamento. Cortou gastos, devolveu prédios alugados e com uma administração transparente termina o 1º  ano de seu mandato com as contas em dia. Até o pagamento do 13º salário dos servidores antecipado.

Em sua gestão Flávia Pascoal conseguiu muitas conquistas em várias áreas, na saúde, na educação, e no turismo. Ubatuba foi a cidade que mais recebeu verbas de emendas parlamentares entre as cidades do Litoral Norte e do Vale do Paraíba. Isso despertou a revolta de políticos da oposição que não aceitavam o sucesso de uma mulher no comando da cidade e cassaram o seu mandato sem nenhum embasamento jurídico. Por determinação unânime dos desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo, que reconheceram os erros grosseiros do processo de cassação, determinaram o seu retorno imediato ao cargo de prefeita.

Custódio Alves Barreto Neto 

Nascido em Ubatuba, em 22/10/1962, é casado com Rogéria Xavier Ballio Barreto e pai de três filhos Lucas, Filipe e João Marcos. Se formou em técnico de contabilidade na Escola Tancredo Neves Ubatuba no ano de  1981. Em fevereiro de 1982 ingressou na Academia da Polícia Militar do Barro Banco, sendo promovido a Aspirante a Oficial da Turma de 1984. Na Academia de Polícia Militar foi presidente do Grêmio Evangélico, no ano de 1984.

Foi promovido ao posto de Capitão PM em 24/05/1997, exercendo o Comando de Companhia no município de São José dos Campos, SP. Promovido a Major PM em 15/12/2007, assumindo o Subcomando do 41ºBPM/I, em Jacareí, SP. Promovido a Tenente Coronel PM em 24/05/2011, assumindo o Comando do 41ºBPM, em Jacareí, batalhão responsável pelo policiamento nos municípios de Jacareí, Santa Branca, Paraibuna e Igaratá.

No ano de 2013, foi convidado pelo Presidente da Assembleia Legislativa para ser assessor militar da Presidência da ALESP, servindo na Assembleia durante a presidência do Deputado Samuel Moreira.Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, criou um núcleo dos PMs de Cristo, junto à APMAL – Assessoria Policial Militar da Assembleia Legislativa.

Como Tenente Coronel, assumiu interinamente por cinco meses, o Comando do Policiamento do Interior 1, responsável pelo policiamento no Vale do Paraíba e Litoral Norte. Promovido a Coronel PM em 15/03/2015, onde serviu por 33 anos na Polícia Militar do Estado de São Paulo e passou para a Reserva Remunerada.

É bacharel em Ciências Policiais e de Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco e  mestre em Ciências Policiais e de Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Polícia Militar. Se formou em teológia no Centro de Estudos Teológicos do Vale do Paraíba. Pastor desde 2014 pela Ordem dos Ministros Batistas Nacionais-ORMIBAN.

Foi diretor de Fiscalização de Trânsito na Prefeitura Municipal de São José dos Campos em 2015 e coordenador de Defesa Civil também na Prefeitura de São José dos Campos em 2016. E  diretor Administrativo da Santa Casa de Ubatuba nos anos de 2021 a 2023.

É escritor, tendo dois livros publicados: A Missão de Deus para o Policial, e Cristãos Vitoriosos e suas Armas Espirituais. E escritor do devocional Pão Diário – Segurança Pública. É sócio fundador dos PMs de Cristo.

Plano de Governo  PLANO DE GOVERNO FLÁVIA PASCOAL

Obs.: Clique no rodapé da imagem para mudar as páginas do Plano de Governo