Eleições 2018 Litoral Norte

Eleições LN: Bolsonaro surpreende, Alckmin decepciona. Dória vence na região, mas França cresce

Tamoios News

 

Bolsonaro venceu em todas as cidades do LN. Alckmin perdeu em São Sebastião, cidade administrada pelo PSDB. A vitória de Bolsonaro foi avassaladora nas cidades do Litoral Norte, historicamente, tradicional reduto do PSDB

 

Bolsonaro venceu em todas as cidades da região. O candidato obteve 34.897 votos em Caraguá; 27.411 votos, em Ubatuba; 20.409 votos, em São Sebastião; e, 8.781 votos em Ilhabela.

Por outro lado, foi decepcionante a atuação de Alckmin na região. O ex-governador que sempre venceu suas eleições para o governo de estado e até para presidente nas cidades da região, não conseguiu vencer, nem mesmo, em São Sebastião, cidade administrada pelo seu partido.

Alckmin obteve uma vitória apertada sobre Haddad em Caraguá e Ubatuba. Em Caraguá, que já foi um tradicional reduto do PSDB, Alckmin teve 736 votos a mais que Haddad. Em Ubatuba, a diferença foi menor ainda, de 138 votos.

Em São Sebastião, o ex-governador foi derrotado por Haddad, que teve quase o dobro de seus votos: 8.446(Haddad) x 4.675(Alckmin). Na Ilha, Alckmin(2.077) também perdeu para Haddad(2.360).

 Governo

Na disputa pelo primeiro turno para governador o PSDB mostrou sua força na região. O partido ganhou em todas as cidades do Litoral Norte, mas não conseguiu transferir isso para o seu candidato à Presidência  da República, Geraldo Alckmin.

Veja que interessante; Alckmin somou 22.396 votos nas quatro cidades. Dória, do mesmo partido, obteve 51.667 votos na mesma eleição. Tudo indica que eleitores de Dória optaram por Bolsonaro nas eleições para presidente.

Dória(PSDB) venceu nas quatro cidade. França(PSB) foi muito bem votado em toda a região, superando Skaf(MDB), em Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

França perdeu para Skaf em Caraguá, onde a atuação da família Aguilar é muito forte. O atual prefeito Aguilar Júnior e seu pai, o ex-prefeito José Pereira de Aguilar apoiaram Skaf.

Já na Ilha, onde o atual prefeito Márcio Tenório pertence ao MDB, França(4.485) superou Skaf(2.560). Segundo informou a assessoria de Tenório, o prefeito não teria se envolvido muito na campanha, optando em priorizar as questões prioritárias de sua administração.

Lá, na Ilha, o peso político de Colucci, foi fundamental para França ficar em segundo lugar. Em Ilhabela França perdeu para Dória por apenas 541 votos.

França também foi bem em Ubatuba. Teve quase o dobro dos votos concedidos à Skaf; 10.685 votos contra 5.595(Skaf).

A expectativa ficará para o segundo turno, quem vencerá na região Dória ou França. E, também, saber como irão se posicionar os prefeitos com relação aos seus candidatos para o governo do estado e Presidência da República.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.