Na manhã de quarta-feira (31), a prefeitura de Ubatuba informou que ocorreu uma alteração de temperatura em geladeiras de vacinas de algumas unidades de saúde na noite da última segunda (29), devido à falta de energia elétrica por causa do temporal.
Dentre as vacinas expostas à alteração de temperatura, havia 240 doses de vacina contra a Covid-19. Segundo a prefeitura, ainda não é possível afirmar que as doses foram perdidas. O município aguarda a avaliação técnica do governo do Estado.
De acordo com a prefeitura, a falta de energia elétrica afetou as unidades de saúde do Perequê-Mirim, Rio Escuro e Lagoinha, todas na região sul da cidade. Ao portal Tamoios News, a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em Ubatuba, Elektro, afirmou que “o fornecimento de energia no local, onde estavam armazenadas as doses, foi restabelecido em 55 minutos”.
A Elektro disse que todas as unidades de saúde que armazenam vacinas de Covid-19 são cadastradas como atendimento preferencial e que a empresa disponibiliza canal exclusivo para atendimento de hospitais, unidades de saúde e postos de vacinação.
“Como ação preventiva, a Elektro enviou comunicado às prefeituras ressaltando a importância da realização de uma revisão elétrica das instalações internas e de geradores em hospitais, unidades de saúde e clínicas médicas para evitar possíveis transtornos”, informou a concessionária.