Cidades São Sebastião

Em Brasília, prefeito Reinaldinho consegue manter berço público no Porto de São Sebastião

Tamoios News

Uma comitiva formada pelo prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, acompanhada por empresários e trabalhadores que atuam no Porto de São Sebastião, esteve em Brasília, na última terça-feira (14/10), para uma reunião com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O encontro, articulado pelo deputado federal Marcos Pereira (Republicanos), teve como pauta a reabertura das negociações referentes ao arrendamento de áreas do Porto de São Sebastião, previsto para ocorrer em abril de 2026.

Desde o anúncio do arrendamento, a comunidade portuária tem lutado para a área pública fosse mantida, de forma a não prejudicar os trabalhadores e empresas portuárias que atuam no Porto. Com isso, o chefe do Executivo de participado de diversas reuniões com o objetivo de defender essa classe e os empregos no porto a comunidade sebastianense.

Após toda essa luta, durante a reunião desta semana, foi confirmada a garantia da implantação de um berço público e o início de estudos para ampliação da poligonal portuária, o que poderá aumentar a área pública destinada às operações locais.

“O foco da nossa gestão é valorizar e fortalecer as atividades econômicas que o Porto gera para São Sebastião. Com a confirmação do berço público, asseguramos mais oportunidades para os trabalhadores e o desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, destacou o prefeito Reinaldinho.

Ainda segundo o chefe do Executivo, o próximo passo é viabilizar uma nova área pública que permita à comunidade portuária manter e expandir suas atividades no segundo maior porto do Estado de São Paulo.

O diretor de Assuntos Portuários da Prefeitura, Robson Wilson dos Santos (Robson Ceará), informou que foi criada uma comissão coordenada pelo prefeito Reinaldinho, com o objetivo de solucionar as pendências existentes até o final deste ano.

As equipes técnicas do Ministério de Portos e Aeroportos, em conjunto com a Prefeitura de São Sebastião e representantes da comunidade portuária, serão responsáveis pela apresentação dos estudos necessários.

“Nosso cronograma prevê a conclusão dessas definições até o final do ano, uma vez que o leilão de arrendamento está programado para abril de 2026”, explicou o diretor.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião