Dois vereadores disputaram chapas do Executivo, um não lançou candidatura, enquanto outros não tiveram êxito nas urnas
Por Ricardo Hiar, de Ilhabela
A partir de 2017 a Câmara de Ilhabela terá mais de 50% das cadeiras ocupadas por novos vereadores. Apenas quatro representantes da atual legislatura foram reeleitos. Com pouco mais de 23 mil eleitores, o município possui nove representantes no Poder Legislativo.
Dentre os candidatos que já estão em exercício e conseguiram a reeleição está Thiago Souza Santos, o Dr. Thiago (SDD), que obteve 513 votos e foi o mais bem votado. Outro vereador reeleito foi Luiz Paladino de Araújo, o Luizinho da Ilha (PSB), com 496. Valdir Veríssimo de Assunção, o professor Valdir, (PPS) e Cleison Guarubela (DEM), também conseguiram a manutenção do mandato, com 328 e 430 cada, respectivamente. Quem também teve uma boa quantidade de votos mas ainda não está eleito é Carlos Alberto de Oliveira Pinto, o Carlinhos (PMDB), que recebeu 348 votos. Os dados não foram computados pelo fato do candidato ter o pedido de registro indeferido pela justiça. Ele recorre da decisão.
Já Adilton Rocha Ribeiro, o Adilton Ribeiro (DEM) e Rita Janete de Oliveira Gomes, a Dra. Rita (PTdoB), não entraram na disputa. A vereadora Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha (PSD) desistiu do Legislativo para concorrer como vice na chapa de Márcio Tenório e foi eleita, enquanto Sampaio Júnior (REDE), que pleiteou o cargo majoritário do Executivo não foi eleito, com um total de 462 votos.
Os novos representantes do Legislativo, que assumirão o posto em 2017 são: Marquinhos Guti, Anísio Oliveira, Gabriel Rocha, Nanci Zanato e Salete Salvanimais.