Tucano disse que Câmara será parceira do Poder Executivo, mas não submissa
Por Gustavo Nascimento, de São Sebastião
Segundo mais votado nas últimas eleições municipais, o vereador Reinaldinho Moreira (PSDB) foi eleito por unanimidade presidente do legislativo para o biênio 2017-2018 em São Sebastião. A vice-presidência ficou com o vereador Giovane dos Santos, o Pixoxó (PSC).
Cotado nos bastidores como um dos favoritos para ser o presidente da Casa, Onofre dos Santos Neto (DEM) será o primeiro secretário da Mesa Diretora. O cargo de segundo secretário ficará com José Reis de Jesus Silva, o vereador Reis (PSB). Os trabalhos de eleição do presidente foram coordenados pelo vereador Gleivison Gaspar (PMDB).
Em um sistema de voto aberto, cada vereador poderia se oferecer como candidato a um dos cargos da Mesa Diretora ou então indicar um colega. Todos os membros foram eleitos com unanimidade, com exceção da função de vice-presidente, que também teve na disputa o vereador Ernaninho. Ele recebeu quatro votos incluindo o dele.
Antes da posse, comentava-se sobre a possibilidade de Reinaldinho se licenciaria do cargo de vereador para assumir a secretaria de Esportes da cidade. A informação foi descartada na última quinta-feira (29), durante a confirmação do prefeito Felipe Augusto (PSDB) de que Luis Carlos de Melo Cardim será o titular da pasta.
Quem deverá se licenciar do cargo de vereador é Ercílio de Souza (SD) para assumir o cargo de secretário da Pessoa com Deficiência e do Idoso. A pasta será criada na reforma administrativa proposta pelo novo governo. Em seu lugar, tomará posse o suplente Paulinho do Cartório (PSDB).
Em seu pronunciamento como presidente do legislativo, Reinaldinho disse que houve um consenso dos vereadores para a eleição da Mesa Diretora. Segundo informou, há uma herança no legislativo de contas rejeitadas e sua missão será construir um governo que não seja marcado por esta mancha. “A Câmara será parceira do Executivo, não submissa”, disse.