“Pessoas por um Planeta limpo”, foi o tema do “Dia Mundial de Limpeza 2022. Em alusão a data, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou no sábado (17/09), ações de limpeza em terra e mar, nas praias do Perequê e Engenho D’Água.
A secretária de Meio Ambiente Kátia Freire comandou a ação. “Primeiramente quero agradecer cada um de vocês que disponibilizaram parte deste dia lindo e maravilhoso para estarem aqui nesta ação, é questão de pertencimento, é um trabalho de todos os dias, de não esperar do próximo e fazer a nossa parte”, declarou.
Durante a sua fala, a secretária ressaltou também a nova colocação de Ilhabela no ranking de Preservação da Mata Atlântica. “É um trabalho que a gente tem que fazer todos os dias para preservar a nossa Ilhabela tão linda, que recentemente no ranking de preservação ambiental que tinha o índice de 85% de Mata Atlântica Preservada, e agora os índices atuais e levantamentos mais eficazes fizeram com que se destacasse no ranking no Brasil com 94,6% de Mata Atlântica preservada.”
As ações contaram com diversos parceiros: a Secretaria de Saúde, que montou uma tenda para aferição de pressão arterial e glicose, além de realizar um aquecimento com alongamento e meditação; as ações no mar com PADI AWARE, SEIKO Brasil e as operadoras de Mergulho Narwall, Oceano Sub e Mergulho Aquático; Instituto Argonauta; sociedade civil; Secretaria de Esporte; Secretaria de Governo; Fundo Social; Secretaria de Serviços Urbanos; Equipe de Educação Ambiental da Empresa Peralta; Empresa Valle; Empresa GC&M; Rotary Clube; Escola Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos e Ilhabela Rugby Clube. Cerca de 100 pessoas participaram e aderiram ao movimento.

Foto: Camila Migliorini / PMI
O atleta da Ilhabela Rugby Clube, Júlio Cesar Alves Xavier de 12 anos, foi um dos voluntários. “Eu acho que essa ação vai ajudar muito o meio ambiente, isso é muito importante na nossa cidade, na nossa Ilhabela, por que várias pessoas jogam lixo no chão sem saber o quanto faz mal para os animais e para os bichos do mar”, disse.
Bruno Candela Peixoto, Biólogo do Instituto Argonauta, ressaltou a importância da ação com os trabalhos desenvolvidos pelo instituto. “O Instituto trabalha com resgate e reabilitação de animais marinhos aqui em Ilhabela. Caminhamos diariamente pelas praias de Ilhabela a procura desses animais e encontramos muito lixo dentro deles. Temos que abrir as tartarugas para fazer a necropsia para saber a causa da morte e é muito triste encontrar os resíduos que descartamos neles”.
Durante a ação todo material coletado foi exposto e contabilizado, sendo realizado a sensibilização em relação a problemática do lixo nos oceanos.

Foto: Camila Migliorini / PMI
Total coletado: Plástico = 42,580 kg; pano/ roupas = 15,210 kg; vidro/cerâmica = 8,930 kg; madeira = 1,165 kg; papel/papelão = 3,505 kg; metal = 2,500 kg; Isopor = 0,650 kg; bitucas = 2kg e 2.541 unidades.
Já a ação no mar contabilizou: sacos de mercearias, embalagens/caixas para iscas, garrafas de bebidas: menos de 2 litros (plástico); garrafas de bebidas: 2 litros ou mais (plástico); copos, pratos, garfos, facas, colheres (plásticos); linha de pesca; embalagens de alimentos (plásticos); bastões de luz química; tubos (plásticos /PVC); escovas de dentes; fragmentos de plástico; garrafas de bebidas (vidro); fragmentos de vidro e cerâmica; baterias: AA, AAA, C&D; latas de bebidas (alumínio); tampas (metal); pesca: chumbada, iscas, anzóis; garfos, facas, colheres (talheres); lacre de latas: bebidas; invólucros (papel alumínio/metal); fragmentos de metal; fragmentos de borracha; fragmentos de madeira; toalhas, trapos; tijolos, blocos de concreto e pedaços de cimentos.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMI