O corpo do pescador Luís Fernando Ribeiro (Butica), caiçara de São Sebastião que estava desaparecido, foi localizado no último sábado (12/03) por uma embarcação civil.
Nesta segunda-feira (14/03), foi localizada a embarcação do pescador afundada nas imediações da praia Deserta e realizada operação de mergulho pela equipe do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMAR), em apoio à Marinha, para fotografar e preservar evidências.
O Corpo de Bombeiros apoiou na retirada do barco. Autoridades do Município acompanharam a operação.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), divulgou nas redes sociais que o barco de Butica estava com sinais nítidos de abalroamento (colisão provocada por outra embarcação) na popa (traseira) e estava a cerca de 2,5 metros de profundidade. Segundo o prefeito, um inquérito policial já foi aberto para investigar as causas do acidente.
A página do “Coletivo Caiçara: São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba” publicou que Luis Fernando estava pescando com sua embarcação nas imediações da praia Deserta quando foi vítima de um acidente no mar. Segundo a publicação, foram encontrados destroços e a suspeita é de atropelamento da embarcação. A chata que teria causado o acidente fugiu sem prestar o devido socorro.
A empresa “Praticagem de São Sebastião S/S Ltda” emitiu uma nota na qual afirma que “no interior da embarcação sinistrada foi encontrado um ralo/grelha de fundo (admissão de água da refrigeração do motor), muito provavelmente pertencente à lancha que causou o trágico acidente”. A empresa informou que suas duas lanchas foram colocadas à disposição para serem periciadas pela Marinha e pelos Bombeiros.
Na perícia, a empresa afirma que foi constatado in loco que suas lanchas não apresentavam qualquer sinal de abalroamento com outra embarcação. A nota foi emitida devido a boatos de que a empresa estaria envolvida no acidente. “Queremos aqui deixar registrados nossos sentimentos de profundo pesar junto à família e aos amigos do senhor Luís Fernando (Butica)”, finaliza o comunicado.
A Marinha e o GBMAR não forneceram informações ao portal Tamoios News sobre o acidente até o fechamento desta matéria.