Geral

Embargo da obra de iluminação na serra pode atrasar início de cobrança dos pedágios na Tamoios

Tamoios News
Ricardo Hiar
Ricardo Hiar

Obras estão em ritmo acelerado, mas cobrança do pedágio só será permitida depois de vistoria da Artesp

Concessionária havia previsto começar a cobrança na próxima semana, mas precisa cumprir alguns requisitos, entre eles, entregar a obra de iluminação

 

Por Ricardo Hiar, de Caraguatatuba

A Fundação Florestal e a CFA (Coordenadoria de Fiscalização Ambiental) embargaram no início do mês as obras de iluminação realizadas pela Concessionária Tamoios, no trecho de serra da rodovia dos Tamoios. Esse embargo pode comprometer a entrega de um pacote de melhorias que a administradora da via precisa cumprir, para então poder iniciar a cobrança dos pedágios em duas praças, que já foram construídas e estão em fase de acabamento.

Em dezembro de 2015, o presidente da administradora da estrada, Marcelo Stachow Machado, afirmou em entrevista exclusiva do Tamoios News, que era intenção do grupo, conforme estabelecido no contrato assinado com o Governo do Estado, iniciar a cobrança dos pedágios no dia 19 de abril, próxima terça-feira.

Na ocasião, ele explicou que a Concessionária Tamoios precisaria realizar diversas melhorias para ter a liberação de tarifar a via. Isso incluía a iluminação do trecho de serra, melhoria de algumas curvas e sinalização da pista. Outro fator indispensável era atingir a marca de 6% nas obras de construção da nova pista, no projeto de duplicação da serra. Stachow garantiu que tudo estaria pronto dentro do prazo previsto.

Com bloqueios totais e parciais todas as semanas, equipes com muitos profissionais e trabalho em vários turnos, o objetivo parecia estar bem próximo de ser concretizado. Até mesmo as praças de pedágio surpreenderam quem passou pelo local nas últimas semanas, pela velocidade com a qual ficaram prontas. 

Apesar disso, conforme afirmou a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, por meio da assessoria de imprensa, a concessionária foi autuada e teve a obra de colocação de postes de iluminação em áreas de serra, entre os km 64+250 e 80+400, embargada. O motivo foi a supressão de vegetação sem autorização.

Segundo a secretaria, a concessionária informou que está providenciando os relatórios de regularização da área, que serão protocolizados na Diretoria de Meio Ambiente. Os prazos não foram informados.

Já a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), foi categórica em afirmar que ainda não há data definida para o início da cobrança de pedágio na Rodovia dos Tamoios. “Para que a concessionária inicie a cobrança é necessária autorização da Artesp, que só será expedida após vistoria técnica, que ainda não foi agendada”, afirmou nota oficial. 

De acordo com a agência, essa vistoria irá verificar a conclusão integral do plano de investimento inicial, que abrange a adequação e limpeza da pista, poda de vegetação, reparação e substituição de dispositivos de proteção, segurança e sinalização, implantação de iluminação e sistemas de atendimento ao usuário, entre outros itens. 

“O início da cobrança também está condicionado a execução de 6% da duplicação do trecho de serra, obra iniciada no fim de dezembro. Essa vistoria técnica sequer foi agendada”, disse outro trecho da nota. Os dados das últimas medições revelaram o status de execução da obra em 4,69% no trecho de serra. 

Os pedágios estão instalados no km 15,7, em Jambeiro e km 59, em Paraibuna. A terceira praça será construída no contorno sul da Tamoios até meados de 2017. Ela estará condicionada à execução de 32% da duplicação da via. O início das atividades também dependerá de vistoria prévia. 

Para a Artesp, os cálculos dos valores de cada praça ainda serão realizados assim que for definido o início da cobrança. A Concessionária Tamoios, porém, apontou os valores aproximados que deverão ser aplicados: R$ 3,30 e R$ 5,80, respectivamente. Esses valores devem sofrer um reajuste de até 10% antes do início da cobrança, pois são referentes aos cálculos operacionais de 2015.

Deixe um Comentário