Gincana virtual insere aluno na comunidade
A equipe Guardiões de Caraguá, da Emef Luiz Silvar do Prado, no bairro Casa Branca, venceu a II Gincana Virtual de Caraguá, realizada pela Secretaria Municipal de Educação. A gincana teve como objetivo estimular os professores do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ao desenvolvimento de ações pedagógicas integradas à utilização de recursos tecnológicos, neste caso específico, ao Blog e Redes Sociais (Facebook).
A Secretária de Educação de Caraguá, Roseli Morila, fez questão de destacar a dedicação dos professores e o empenho e criatividade dos alunos, bem como, a participação dos pais e dos representantes de suas comunidades no cumprimento das tarefas exigidas durante a gincana. A premiação das cinco equipes vencedoras aconteceu nesta quarta-feira (21) na sede da Secretaria Municipal de Educação com a presença de diretores, supervisores e professores.
Homenagens – A professora Maria Aparecida de Carvalho, de 80 anos, foi homenageada na solenidade de premiação. “Dona Cidinha”, como ela é conhecida, patrona do Cide e Emef Maria Aparecida de Carvalho, ficou encantada com o trabalho desenvolvido pelos alunos. A equipe Phenix contou a história dela no e-book, com o título “Uma história cativante”. “Fico feliz e emocionada em ver a Educação, hoje, utilizar novas tecnologias para resgatar a história de nossa gente e de nossa cidade”, disse ela.
A professora Cláudia Burihan, participante do júri, avaliou que o evento sensibilizou os alunos participantes. “Estes foram levados a resgatar a história e os valores da cultura local como forma de despertar e fortalecer ações de cidadania, partindo da escola e expandindo-se à comunidade através do acompanhamento dos trabalhos nas redes sociais”, afirmou.
A gincana virtual contou com seis desafios (tarefas): fazer um e-book (livro virtual) sobre o patrono da escola; criar uma identidade visual da equipe utilizando recursos tecnológicos atuais; fotografar as obras públicas do município destacando sua importância; elaborar um guia de turismo digital com atrativos culturais e históricos da cidade; fazer um documentário em vídeo sobre a história do bairro; e, fotografar um muro pichado e transformá-lo em uma arte em grafite.
Participantes – Os trabalhos foram avaliados por uma equipe de jurados composta pelos professores Cristine Batchiega, Antonio Alexandre dos Santos, Ernesto Neto, Patrícia Gujev e Cláudia Burihan, as duas últimas da Conecta Educacional. Os trabalhos também receberam avaliações de um Juri Popular, através da internet. As equipes vencedoras receberam aparelhos Smartphone (1º lugar, para cada participante), fones de Ouvido Auricular(2º lugar, para cada participante), equipes que ficaram em 3º, 4º e 5º lugares foram premiadas com Cinema com Pipoca.
Um total de 47 equipes inscritas, de 7 escolas, participaram da gincana virtual. O resultado final foi divulgado hoje e os cinco equipes finalistas foram as seguintes: 1º- Guardiões de Caraguá, com 15.631 pontos; 2º- Edna EM@ÇÃO (Emef Edna Maria Nogueira Ferraz- Perequê-Mirim), 11.568 pontos; 3º- Perequê Cultura(Emef Edna Maria Nogueira Ferraz), 10.891; 4º- Phenix (Cide e Emef Maria Aparecida de Carvalho-Tinga), 9.331; e, Historiadores da Terra Dourada( Emef Edna Maria Nogueira Ferraz), 8.748 pontos.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social de Caraguá