Cidades Notícias

Empresa doa barco para projeto de pesquisas de animais marinhos no Litoral Norte

Tamoios News
Foto: Marcos Levy - Megafauna Marinha do Brasil

Os projetos Megafauna Marinha do Brasil e Mobulas do Brasil receberam recentemente um barco doado por uma empresa, que prefere não ser identificada, para o monitoramento e pesquisas de animais marinhos no litoral norte de São Paulo. A embarcação Rush II, com designação de pesquisa R/V Megafauna, já está em operação desde o dia 3 de junho. Segundo Guilherme Kodja, que é o fundador dos dois projetos, o barco está à disposição para realizar e apoiar atividades no mar de pesquisadores de outras espécies e projetos parceiros, com base em Ilhabela, o que, na verdade, já está ocorrendo.

Arquivo Megafauna Marinha do Brasil

Os projetos Megafauna e Mobulas são membros da ECSA (European Citizen Science Association) e da rede mundial Manta Trust. “Saídas em busca das Raias Mantas, Tubarões-baleia e Cetáceos ocorrerão com a R/V Megafauna e as doações dos participantes servirão para manter a embarcação em operação (não são saídas de mergulho ou turismo). É uma enorme conquista, que chegou por meio de doação de um grupo empresarial que viu de perto o trabalho realizado nos últimos anos, acreditou na seriedade dos envolvidos e achou por bem apoiar e ajudar neste passo importantíssimo dos projetos (eu diria o mais importante até hoje)”, explica Guilherme.

Foto: Patrick Pina – Megafauna Marinha do Brasil

Guilherme trabalha como voluntário nesses projetos. Ele contou que o empresário e mergulhador, Luiz Fernando Kass Mwosa, doou um valor para a manutenção inicial e preparação do barco para transporte. O pesquisador aproveita para informar que outras empresas, bem como pessoas físicas, podem apoiar financeiramente o custeio de combustível, marina e manutenção e ter dessa forma, retorno de imagem pelo apoio e contabilização em balanço socioambiental. “Aproveito para agradecer aos apoiadores que, anonimamente, foram responsáveis pela conquista! ”, comemora.

O barco tem sido aproveitado para, além do trabalho de pesquisa, ser utilizado como ferramenta para educação ambiental das embarcações de passeio. “Nas nossas saídas para avistamento da raia manta, tubarão baleia e peixe lua, procuramos orientar as pessoas para preservarem o meio ambiente e como se portar quando avistar baleias e demais animais marinhos, há regras e são normas federais que devem ser seguidas”, informa.

Foto: Marcos Levy – Megafauna Marinha do Brasil

Sobre o barco é uma lancha rápida, de 41 pés, com dois motores, à diesel, com cobertura no convés, totalmente operacional, com visão 360 graus, projetada para navegar rápido e com segurança, em mar aberto, com capacidade de até 20 pessoas. “É uma plataforma de pesquisa, posso dizer, inédita nos projetos da região, porque não há nenhuma embarcação como esta focada, exclusivamente, para pesquisa marinha”, informa.

Nos últimos quatro anos, o Megafauna e Mobulas do Brasil receberam a cooperação de outros projetos, como o Baleia a Vista, e dessa forma Guilherme conseguiu bons registros de raias mantas oceânicas e de tubarão baleia, pois quando membros de outros projetos avistam esses animais, registram e enviam o material e as informações para os projetos. “Também temos o apoio de locais, como por exemplo, a comunidade da Praia do Bonete, na Ilhabela, que colaboram muito conosco e são conscientes e responsáveis, entendem a importância de preservar essas espécies magníficas e sem perder sua identidade e manejo de suas atividades tradicionais”, conta o pesquisador.

Os projetos contam com presença nas mídias sociais onde divulgam o trabalho e imagens incríveis desses animais marinhos e suas atividades de campo, anote aí, no Instagram: @megafaunamarinhabrasil e @mobulassdobrasil