Meio Ambiente

Empresa é multada em R$100 mil por dano ambiental em Maresias

Tamoios News
Fotos: Divulgação

Polícia Ambiental e Cetesb já haviam tomado providências administrativas na última sexta-feira; Prefeitura de São Sebastião aplicou a multa

A empresa Seda Transportes foi multada pela Prefeitura de São Sebastião em R$ 100 mil devido ao derramamento de 7 mil litros de hipoclorito de sódio no riacho que deságua no Canto do Moreira, em Maresias, Costa Sul do município. O fato ocorreu no final da última semana, quando houve um acidente na descida da serra de Boiçucanga, que resultou na morte do motorista.

Um dia após o acidente, a Polícia Ambiental realizou o atendimento em conjunto com a Cetesb no local do acidente do trânsito, quando já havia a suspeita do derramamento do cloro no curso d’água e proximidades. Foi elaborado um Termo de Vistoria Ambiental e o técnico da Cetesb tomou as medidas administrativas cabíveis ao caso.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Saadi, o derramamento causou a morte de vários peixes e crustáceos. Em nota, a prefeitura afirmou que no dia do acidente foi providenciada a contenção com barreira para coletar o óleo diesel que também vazou do caminhão e isolou a praia para evitar que os banhistas tivessem contato com os agentes químicos, além de retirar pescadores que estavam no local.

Segundo informou o município, a multa foi aplicada pela falta de um plano de contingência da empresa, a fim de evitar mais danos ao meio ambiente.

“O Instituto Argonautas fez a coleta de material para análise a fim de confirmar a causa da morte dos animais. Não haverá impacto posterior ao meio ambiente porque o hipoclorito evapora com o tempo. A Secretaria de Meio Ambiente estuda reposição de animais mortos no rio e pode cobrar os custos da empresa, já que a multa não contempla compensação pelo dano ambiental causado”, afirmou a administração.

Deixe um Comentário