Um empresário proprietário de um terreno em frente a praia da Baleia, na costa sul de São Sebastião, está sendo acusado por caiçaras por desmatamento ilegal e fechamento de um trecho de areia que seria de uso comum.
Segundo Eduardo Santos, que levou o assunto ao conhecimento do MP(Ministério Público) e a Prefeitura de São Sebastião, teria havido desmatamento de mata nativa e até de jundu, planta comum na faixa de areia que protege as praias.
O terreno é de propriedade de Eduardo Spil Borghs, mede 1.900 metros quadrados e estaria a venda por cerca de R$ 13 milhões. A Praia da Baleia é uma das praias mais nobres do Litoral Paulista.
Não conseguimos contatos com Eduardo e nem com a imobiliária que faz a venda do terreno. Um funcionário de Eduardo disse que o proprietário tem todas as licenças necessárias para a limpeza da área, inclusive, da Marinha, Ambiental e Prefeitura.
Ele afirmou ainda que o fechamento da praia também seria legal, pois trata-se do limite do terreno de propriedade do empresário.
Segundo informações, uma equipe da Prefeitura esteve no local na manhã desta terça-feira(10) para fazer uma vistoria. Os fiscais teriam tirado fotos da área para análise.
Solicitamos informações para a prefeitura, mas até o fechamento da matéria não houve qualquer retorno por parte da sua assessoria de imprensa.