Cidades São Sebastião

Enchentes são recorrentes em ruas onde foram executadas obras de drenagem em Maresias

Tamoios News

Veja as reinvidicações das Associações na íntegra:

1. Algumas das vias que receberam inicialmente a implantação das obra s de drenagem e pavimentação apresentam já algumas imperfeições e possíveis necessidades de reparo. Essas vias passarão por tais manutenções antes da entrega final da obra?
2. Sentimos, ainda recorrentes, enchentes em nossas vias (reflexo da geografia peculiar de nosso bairro), porém percebemos que tais dificuldades de escoamento de água permanecem mesmo em ruas que, em tese, já receberam as obras de implantação de drenagem e bueiros. Poderiam explicar por que nessas vias a água segue acumulando? O serviço precisa estar concluído em todo o bairro para que o escoamento se faça da maneira correta? Considerando a possível morosidade para que se conclua a implantação de tal serviço em toda a integridade do nosso bairro, existe uma forma de adiantar a viabilidade do escoamento nessas vias já concluídas?
3. Com relação ao material de construção a ser utilizado nas obras, por todo o bairro é possível visualizar bloquetes, tubulações e outros materiais ocupando as nossas já raras calçadas, no aguardo do seu efetivo uso. Porém, não raro, tais materiais permanecem no local por meses aguardando pelo início das obras, ficando a mercê de roubos, danos e, ainda, atrapalhando o fluxo e visual das vias. Como exemplo, podemos tomar a Avenida da Cesp, que está há cerca de um ano com tubulação no seu canteiro, poluindo visualmente o espaço, aguardando pelo uso na obra. Considerando a possível morosidade no processo de andamento das obras devido às particularidades da implantação da mesma em nosso bairro, é possível que tenhamos o uso de algum espaço no bairro para armazenamento desses materiais e retirada efetiva desse entulho, para locomoção e depósito nas vias apenas e quando da efetiva implantação, evitando assim maior poluição visual e transtornos do que o já acarretado naturalmente pela implantação das obras?
4. O empresariado da avenida Sebastião Romão César, uma das que mais sofre com enchentes no nosso bairro, e é responsável por grande parte do movimento turístico local, se preocupa com a rápida velocidade do avanço da água na via em casos de chuva. Considerando as particularidades geográficas e as dificuldades enfrentadas, gostaríamos da possibilidade de nesta reunião discutir soluções viáveis para o escoamento da água nesta via em específico. Sabemos, de particularidades e dificuldades da solução do problema na rua, alguns podendo ser boatos e outros fatos, e gostaríamos, portanto, de um esclarecimento real do que é possível, o que não é possível relacionado a este tema, e nos colocar à disposição para ajudar na implantação e busca por uma solução definitiva.
5. Por todo o bairro encontramos fiações emaranhadas, em altura muito baixa, ou até mesmo arrastando nas vias. Gostaríamos de suporte e ação efetiva junto às empresas responsáveis por tais cabeamentos, garantindo o reparo e cuidado para solucionar essa questão, que, além de poluir por demais o visual de nossas vias, facilita acidentes que acabam por interromper o serviço com preocupante frequência.
6. Também, agora com relação à obra de ampliação da ciclovia, já iniciada, gostaríamos de solicitar cronograma da obra, para preparo dos condomínios, residências e estabelecimentos diretamente afetados, assim como um avaliação planejamento mais elaborado e real do avanço da mesma, com a escavação sendo realizada já próxima a realização efetiva do avanço da ciclovia, evitando o transtorno da lama , dificuldade de acesso e trânsito na calçada , assim como também enfeiamento da nossa principal via, por longos períodos, enquanto no aguardo da real implantação do concreto.