Eventos e shows

Entrevista Exclusiva com Planta & Raiz

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

Banda se apresenta neste domingo no Arraiá Caiçara

Banda de reggae encerra o Arraiá Caiçara 2015 com turnê que reúne novos e velhos sucessos

Por Marcello Veríssimo

Conhecidos fregueses de São Sebastião, a banda de reggae Planta & Raiz retorna ao município para mais uma apresentação ao vivo no encerramento do Arraiá Caiçara 2015, neste domingo (26), a partir das 22h, na Praça de Eventos. O show em solo caiçara não é o primeiro, mas marca a turnê de 17 anos da banda.

Acostumada a atrair multidões para seus espetáculos, a banda comandada pelo vocalista Zeider Pires, segundo o empresário Kiko Tupinambá está numa fase em que “não procura segmentar” seu som. “É um reggae popular, com mensagens positivas, que o povo precisa ouvir para continuar a seguir em frente”, disse Kiko.

O Planta & Raiz faz hoje um reggae pop repleto de mensagens positivas deixando um pouco de lado a vertente de Jah, que para os rastafáris, como Bob Marley, representa a figura de Deus. “Não somos uma banda gospel, falamos em Deus, pois sem ele não somos nada”, completa o empresário.

Tendência entre as bandas de reggae, as letras falam de respeito, amor ao próximo, praticar o bem, problemas sociais no Brasil, mas sem exaltar o consumo de maconha, considerada por muita gente como “erva sagrada dos rastas”.

O conteúdo das letras da banda formada por Zeider Pires (vocal), Thiago (baixo), Rafael Franja (guitarra), Fernandinho (guitarra e backing vocal), além de Juliano na bateria, durante  mais de uma década, alçou a banda ao primeiro escalão do reggae nacional, sem gravadora, de forma independente.

247 meio CAPA NOVO CD SEGUE EM FRENTE

Entrevista:

Tamoios NewsCom repertório conhecido, que marcou época em diversas gerações de jovens durante esses 17 anos de carreira na música, o que esse show apresentará de novidade para o público?

Planta&Raiz – As músicas do novo EP “Segue em Frente”, que acabamos de lançar. Todas inéditas, incluindo uma canção do Champignon (ex-Charlie Brown Jr.) que ele guardou para lançar no momento que achasse adequado; infelizmente ele nos deixou antes. É uma musica que gravamos para celebrar a memória e a vida dele, que sempre fazia questão de “colar” no nosso camarim. Quando deram a oportunidade do Planta gravar esse som topamos fazer esta homenagem na hora.

T.NContando com essa apresentação percebemos que a Banda Planta & Raiz possui relação bem próxima com o público de São Sebastião. Quantas vezes passaram pela cidade?

P&R – São Sebastião é uma cidade que sempre nos recebeu de braços abertos. Nem imagina como foi para nós sair de São Paulo para tocar nas praias de Camburi, Boiçucanga, Juquehy e Maresias! Todos surfam, então mesclamos surfe de dia e o reggae à noite. Tampouco imaginávamos um dia fazer shows durante o dia em praça pública. Acreditamos que já passamos dos vinte shows, é de perder as contas. O fundamental foi ter a oportunidade de ver crescer nosso som, se espalhar pela cidade e região.

T.NDiferentemente de outras bandas de reggae, o Planta, apesar do nome, em quase nenhuma letra exalta o consumo de maconha. Isso quer dizer que vocês fazem parte de uma “nova geração” de fãs da música reggae que necessariamente não precisa fumar para entender o rastafári? A Planta & Raiz se considera uma banda de reggae rastafári?

P&R – Quando formamos a Planta & Raiz nosso discurso oficial não era a legalização da cannabis, ela está inserida no contexto do reggae, mas nunca foi nosso foco principal. Queríamos falar de amor, da natureza, fatores que toda uma geração buscou e ainda busca o anseio pela paz. Somos influenciados pelo reggae, mas não seguimos da doutrina rastafári.

T.NExiste um ditado circulando nas redes sociais que diz que “rastafári que não fuma é igual crente que não reza”. Vocês são favoráveis?

P&R – Os Rastafáris creem em Haile Selassie, que foi um imperador etíope, para eles como um Deus. Nós Christafari acreditamos em Jesus Cristo como um único salvador. Mas esse ditado tem fundamento, sim.

T.NNo Brasil, o reggae influencia o consumo de maconha?

P&R – Acreditamos que não influencia. No país podemos citar várias bandas de reggae que não “tragam”, em suas letras dizendo que você precisar fumar a erva para ouvir o som.

T.NQual a expectativa do show para este domingo?

P&R – A melhor possível, de propagar aquela energia positiva para um grande público. Sabemos da responsabilidade de tocar no centro, então estamos confiantes para colocar a moçada para pular, a galera curtir bastante e cantar junto com o Planta & Raiz.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.