A equipe que realiza o monitoramento embarcado do Instituto Argonauta realizou, nesta sexta (04), o resgate de uma boia oceanográfica da Marinha Brasileira. A boia que também atende ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se desprendeu próximo ao arquipélago de Alcatrazes e ficou à deriva.
Após o pedido de apoio da equipe do ICMBio do ReViS Arquipélago de Alcatrazes, e com apoio da Terramare Consultoria, que custeou o barco e o combustível, foi possível que a equipe do Instituto a encontrasse e trouxesse para terra firme.
Para o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, Presidente do Instituto Argonauta e Diretor da Terramare, é por meio da colaboração entre as instituições que conseguiremos manter os trabalhos desenvolvidos em prol da preservação dos ecossistemas costeiros e marinhos. “Estaremos sempre à disposição de apoiar a Marinha do Brasil e o ICMbio em suas atividades, pois é através da união e apoio mútuo entre o governo, sociedade civil organizada e iniciativa privada que iremos conseguir melhorar as questões ambientais e a sociedade como um todo”, comentou Hugo.
A boia é capaz de fornecer informações sobre a velocidade dos ventos, altura das ondas, temperatura da água e outras variáveis que são capazes de orientar pescadores, esportistas náuticos e também reunir dados para pesquisas.
Por possuir um sistema de rastreamento por satélite, a equipe conseguiu localizar o equipamento, e recuperá-lo.
Sobre o Instituto Argonauta:
O @institutoargonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).
O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, dentre outras atividades.
Seja um Argonauta!
Venha conhecer o Museu da Vida Marinha @museudavidamarinha, na Avenida Governador Abreu Sodré, 1067 – Perequê-Açu, Ubatuba/SP, aberto diariamente. Também é possível baixar gratuitamente o aplicativo Argonauta, disponível para os sistemas operacionais iOS (APP Store) e Android (Play Store).
No aplicativo, o internauta pode informar ocorrências de animais marinhos debilitados ou mortos em sua região, bem como informar ainda problemas ambientais nas praias, para que a equipe do Argonauta encaminhe a denúncia para os órgãos competentes.
Conheça mais sobre o nosso trabalho em: www.institutoargonauta.org
Instituto Argonauta e Instagram: @institutoargonauta
Fonte: Assessoria de Imprensa Instituto Argonauta