Representantes de escolas de samba e blocos carnavalescos de Ilhabela participaram de um workshop com diretores da escola de samba paulistana Unidos de Vila Maria, no último sábado (17), no auditório do PEII (Polo de Educação Integrada de Ilhabela), na Barra Velha. A agremiação da capital terá o arquipélago como enredo em 2016.
Os diretores da Unidos de Vila Maria fizeram palestras sobre dois temas: harmonia e bateria. O workshop contou com a presença do prefeito Toninho Colucci e da presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela (Leci), Noemi Petarnella. “Este é um trabalho no intuito de melhorar as apresentações e os procedimentos adotados no desfile na Ilha”, destacou Noemi.
Da Vila Maria estiveram presentes Queijo (diretor de bateria), Demis Roberto (diretor geral de harmonia), Roberto Brasil (assistente de criação), Talita Medeiros (diretora de bateria), além da porta-bandeira Laís e Adriana Santos (destaque).
De Ilhabela participaram Ronaldo Elias Mariano, presidente Mocidade Independente de Ilhabela; Mário Sérgio de Jesus, presidente da Escola Padre Anchieta; Cleber Luiz dos Santos, presidente da Unidos do Garrafão; Eduardo dos Santos, presidente do Bloco do Pequeá; e Anderson Augusto – Baggio, da Acadêmicos Leões do Ita. “Em 2016 teremos Ilhabela como enredo da Unidos da Vila Maria, o que mostrará o arquipélago para mais de 140 países ao vivo. Além de toda a divulgação, temos ainda a contrapartida de apresentações na cidade e estes workshops, que são importantes para o fortalecimento do nosso desfile”, destacou o prefeito Toninho Colucci.
No mês de agosto, a Unidos de Vila Maria fez uma seletiva na cidade para escolha do samba-enredo e em setembro se apresentou na programação de aniversário do município.
O enredo da “Unidos de Vila Maria” em 2016 será “A Vila famosa é mais bela, Ilhabela da fantasia”, desenvolvido pelo carnavalesco Alexandre Louzada. A Prefeitura investirá R$ 989 mil no desfile. Além de toda a veiculação de mídia pela Globo Nacional e Internacional – o que representa cerca de R$ 18 milhões em publicidade – Ilhabela ainda teve como contrapartida da agremiação carnavalesca: a seletiva regional para escolha do samba-enredo realizada na cidade, apresentações da “Ala Show” da Unidos de Vila Maria no arquipélago; oficinas de qualificação para as escolas de samba locais e seis meia-alas para o desfile na agremiação no Carnaval em São Paulo (300 fantasias destinadas à Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela).
Desfile na Vila Maria
Os interessados em desfilar pela Unidos de Vila Maria no Carnaval de São Paulo em 2016 devem entrar em contato com a presidente da Leci, Noemi Petarnella pelos telefones (12) 99798-9008 ou 99173-4250.
Fonte: Assessoria de Comunicação PMI