Pessoas da comunidade e especialistas em meio ambiente pretendem se reunir no sábado (21)
Por Raell Nunes
A Escolinha do Quilombo, que fica no Sertão do Itamambuca, vai promover um mutirão para revitalizar o local, incluindo plantação de mudas, compostagem e horta mandala.
Pessoas da comunidade e especialistas em meio ambiente pretendem se reunir no sábado (21) deste mês, às 9h. O objetivo dos envolvidos é conscientizar mais a população sobre as questões da natureza.
O lema dos envolvidos no projeto é: “utilizar a terra sem poluição, restaurar paisagens degradadas, limpeza do meio ambiente e sustentabilidade da comunidade.
De acordo com Wagner Teixeira, um dos responsáveis pelo movimento e presidente do Conselho Municipal Quilombola, o evento valoriza ainda mais a educação ambiental na cidade.
“Conscientiza a população a preservar o meio ambiente e sua comunidade, para que a vida melhore a cada dia mais. Valorizar e cuidar do futuro dos nossos filhos”, conclui.
Horta mandala e compostagem
Horta Mandala é uma técnica de cultivo permacultural, que, além de gerar um belo desenho de canteiros é eficiente na produtividade, faz um melhor aproveitamento da água e dos espaços de terra.
Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico. É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas.