Especial Notícias

Domingos Antunes assina decoração do Lounge Tamoios News no Serramar

Fotos: Adriana Coutinho/ TN

Referência em moda desde os anos 1990, foi assessor de Bruna Lombardi e sua casa na Ilhabela, cenário para revista Marie Claire holandesa

 


Por Adriana Coutinho

Jornalista por formação e artista por vocação, Domingos Antunes, 62, tem muita história para contar. A princípio, nosso papo seria para lhe dar os devidos créditos para a decoração do Espaço Lounge do Portal Tamoios News, no Serramar Shopping, inaugurado em dezembro – mas sua trajetória versa em tanta prosa – foi assessor de imprensa de moda e produtor de inúmeras marcas famosas e revistas femininas – que fizemos uma viagem no tempo, um recorte na história da moda no Brasil.

Em Caraguá, assinou o projeto de design e decoração do espaço – que ficou aconchegante, colorido e leve, com sofás confortáveis, mesas e móveis de apoio em madeira e fibras naturais, resultando numa área intimista e agradável. O lounge tem recebido clientes e visitantes em pausas no centro de compras, para recarregar seus aparelhos celulares, utilizar a rede Wi-fi aberta e assistir a vídeos. Outra opção no espaço é visitar a exposição fotográfica Baleia à Vista, de Júlio Cardoso, com imagens de animais marinhos de toda a costa norte do estado de São Paulo.

Entre um café e outro, Domingos traçou uma linha sobre a sua trajetória  – “A comunicação, arte, moda e cultura sempre estiveram presentes em minha vida” – Aos 15, descobriu-se entre as tintas e telas, era um garoto que devorava livros, revistas, jornais, conversava com todo mundo e cedo voou; em Buenos Aires, onde viveu por alguns anos, trabalhou em agência de publicidade e em empresas de roupas de couro e no retorno ao Brasil, o mundo da moda fisgou-o em cheio.

Traz em seu currículo extensa atuação nos mercados de moda e beleza, como assessor de imprensa e produtor desde a década de 1990, trabalhando para marcas como Jota Aga, Rosa Chá, Disritmia, M.Mortari, Pulo do Gato, Spezzatto, Fruit de la Passion entre outras. “Foram produções para as revistas Claudia, Elle, Vogue e outras, com editoriais e ensaios clicados por monstros da fotografia de moda como Paschoal Rodriguez, Bob Wolfenson, Gui Paganini, Valerio Trabanco e Fernando Louza” – relembra.


“Estudei moda com João Braga e visitei todos os museus das cidades em que estive no mundo. A arte está intimamente ligada ao meu trabalho e isso sempre me fascinou. Cultura é indispensável para quem trabalha com moda. Foram 25 anos de viagens, às vezes ia até oito vezes no mesmo ano” – relembra.

Domingos trabalhou com produtores e editores como Regina Guerreiro, Giovanni Frasson, Carla Raimondi, Jussara Romão, Mônica Sumerjan, Christiane Gurgel, Marta Zaroni, entre outros nomes, o time responsável pela produção e divulgação da moda brasileira na época. Foi também assessor de imprensa de Bruna Lombardi por oito anos.

“Era um outro tempo na moda, em que os produtores e assessores de imprensa tinham um conhecimento profundo no assunto, era um estilo de vida. Hoje está tudo muito diferente, os assessores de imprensa são profissionais altamente qualificados em divulgar as marcas e fazê-las aparecer na mídia. A gente vivia a moda. Com a chegada da tecnologia, surgiram as blogueiras e as coisas mudaram muito na área. Fiquei vivendo em São Paulo até 2015” – conta Domingos.

Atualmente reside em Ilhabela – “Desde 1998 visitava a ilha com amigos, até que encontrei no arquipélago meu novo lar. Minha casa recebe artistas e modelos que querem se hospedar na ilha, mas não em hotéis”. Sua “vila” como chama carinhosamente sua morada, também já foi cenário para locações da revista Marie Claire holandesa e inúmeros catálogos de moda.


Domingos tem dividido seu tempo entre projetos de decoração para hotéis, hostels e casa de amigos – “Adoro transformar os lugares. Dar nova utilidade para os objetos e descobrir detalhes das coisas. Agora tenho também mais tempo livre para ler sobre os filósofos, budismo, arquitetura e cultura. Adoro gente. Vá conhecer minha casa, é minha convidada”.

Domingos é de Lorena – SP e numa pesquisa mais aprofundada sobre sua história, descobrimos que a Marília de Dirceu, a personagem da poesia de Tomás Antônio Gonzaga era tia de sua mãe. Pelo pai, é descendente dos Condes José Vicente de Azevedo e Moreira Lima, da Baronesa de Santa Eulália e Barão da Bocaina – Vou aceitar seu convite, Domingos, certamente. E teremos muita história para contar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.