Depois de 17 noites de apresentações que movimentaram o Espaço Cultural Pés no Chão e também o centro histórico de Ilhabela, o festival “Dança e Movimento” encerra sua 23a edição com uma grande atração: a companhia fiorentina “Teatro C’art Comic Education”.
“Tranquilli!!!” é escrito, dirigido e interpretado por André Casaca, artista brasileiro que é referência em teatro físico e clown, residente na Itália desde 1995, e parceiro do Pés no Chão em produções anteriores, como “A Cabra” e “A casa de Tábua”. O artista está no Brasil também por conta do curso “Identidade Cômica do Corpo”, que ministrará no Sesc em janeiro de 2023.
O espetáculo deste sábado conta com assistência de Fabrizio Neri e Teresa Bruno e apresenta o lado cômico do ser humano, que desconstrói gestualidades ordinárias e rompe com o cotidiano frenético por meio de momentos românticos, poéticos, extraídos da sua necessidade de liberdade e sonho, transformando o seu dia a dia em um espaço absurdo e mágico.
“Tranquilli!!!” é assim: o personagem joga basquete sozinho e vence o jogo, atende o telefone que na verdade nunca tocou, viaja voando com a sua bicicleta alada, brinca com a guerra envolvendo o público em um jogo impossível de resistir. A sua vida está no corpo, veículo principal de expressão de uma linguagem cômica não verbal e do teatro físico, que caracteriza o trabalho de quinze anos da companhia Teatro C’art.
Em sua trajetória, a companhia realizou espetáculos de repercussão nacional e internacional, com produções apresentadas em festivais e teatros na Itália, Suíça, Alemanha, Palestina, Israel, Turquia, Etiópia, Cabo Verde e Brasil. O Teatro C’art foi vencedor do Prêmio Circus no Festival Mundial da Criatividade, em Sanremo, na Itália, e é também um Centro Cultural, com biblioteca, videoteca e sala teatral, que desenvolve entre as atividades um trabalho pedagógico com crianças, incluindo as portadoras de necessidades especiais.
Em 2008, André Casaca dirigiu a dançarina Marina Abib no marcante espetáculo “A Cabra”. Depois de realizarem residência artística no Pés no Chão e se apresentarem em Ilhabela, circularam por diversos lugares com o espetáculo.
Durante todo o 23o Dança e Movimento, o Pés no Chão apoiou a campanha para que Marina, diagnosticada com encefalite autoimune, possa realizar um tratamento de alto custo e recuperar seus movimentos.
Neste link, encontram-se instruções e um lindo vídeo sobre a Marina: www.inspirativos.com.br/marina / Chave pix para doações: marinaemmovimento@gmail.com. Em torno do mundo, a comunidade da dança está se mobilizando para que todos possamos novamente ver Marina Abib em movimento!
Realizado pelo Espaço Cultural Pés no Chão, o “23º Dança e Movimento” só foi possível graças à parceria com a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Ilhabela. Ao longo de sua trajetória, o evento já apresentou aproximadamente 300 espetáculos a um público de quase 40 mil pessoas e é referência para a dança no Estado de São Paulo. Em 2023, esperamos estar de volta, cheios de dança e muito movimento na 24a edição. Até já!
Fonte: Assessoria de Imprensa – 23° Dança e Movimento