Cidade será último destino de São Paulo a ser contemplado com a passagem da tocha
Por Ricardo Hiar, de Ubatuba
A partir do dia 5 de agosto de 2016 o Rio de Janeiro será sede para um dos eventos esportivos mais importantes do mundo: as Olimpíadas. Para anteceder as competições, a partir do dia 3 de maio a tocha olímpia, símbolo de destaque sobre os jogos, circulará pelo Brasil. Ela passará por mais de 300 cidades brasileiras, a começar pela capital, Brasília.
No Litoral Norte, a cidade Ubatuba receberá a passagem da tocha no dia 27 de julho. O município será o último do estado de São Paulo a receber o símbolo, antes de seguir para o estado do Rio de Janeiro. No mesmo dia 27, a tocha passará por Paraty e Angra dos Reis. O percurso só será encerrado apenas no dia da abertura oficial dos jogos, quando a tocha olímpica chegar à sede das competições, dentro das festividades de estreia.
Segundo divulgado no site oficial das Olimpíadas Rio 2016, Ubatuba seria a única cidade da região contemplada na rota. Nesta quarta-feira (20), porém, a prefeitura de Ilhabela divulgou que o município também receberá a passagem da tocha, no dia 25 de julho.
Na divulgação oficial ainda não há o registro das atividades do dia 25. Há, no entanto, uma lacuna entre o dia 24 do referido mês, quando a tocha chega na cidade de São Paulo e o dia 26, quando deve passar por cidades da grande São Paulo e Vale do Paraíba, como Suzano, Mogi das Cruzes, Jacareí e São José dos Campos.
Início do revezamento
O revezamento começa 100 dias antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em Olímpia, na Grécia. De lá, a chama Olímpica viaja até o Brasil, onde começa a trilhar o seu caminho rumo ao Rio de Janeiro, sua parada final.
A essência do revezamento é passar a chama olímpica de um condutor da tocha para outro, envolvendo todo o país no clima dos jogos. O processo de seleção dessas pessoas foi encerrado em outubro de 2015. Familiares e amigos puderam indicar pessoas, contando suas histórias, que justificassem a escolha.
Uma equipe fez a seleção e oficializou o convite para os indicados, que precisaram entregar diversos documentos e um termo de aceite. A ação é voluntária e não permite trocas em cima da hora. O resultado dos selecionados ainda não foi divulgado publicamente. Qualquer pessoa pode estar entre os brasileiros que farão o revezamento da tocha, exceto agentes políticos.
A Tocha
A Chama Olímpica é um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos e representa a paz, a união e a amizade. O propósito e levar para toda a população a emoção dos jogos e fazer um aviso de que o início das competições está próximo.
Como um dos principais atributos de inovação da Tocha Olímpica Rio 2016, os segmentos se abrem, revelando elementos de brasilidade: diversidade harmônica, energia contagiante e natureza exuberante, com o solo, o mar, as montanhas, o céu e o sol representados nas cores da bandeira do Brasil.