O prefeito de Caraguá, Aguilar Júnior, comemorou nesta quinta(30), a informação dada pelo coordenador do Programa Saúde em Ação, uma pareceria do BID(Bando Interamericano de Desenvolvimento) e o Governo do Estado, Ricardo Tardelli, da implantação de uma unidade de Quimioterapia e Radioterapia no Hospital Regional de Caraguatatuba.
O prefeito de Caraguá reivindicava a implantação da unidade de quimioterapia e radioterapia desde 2017. Aguilar Júnior fez pedido neste sentido aos então governadores Geraldo Alckmin e Márcio França e aos dirigentes da Secretaria de Saúde do Estado.

Aguilar Júnior insistiu com o então governador Márcio França, quando de sua visita ao HR, em agosto do ano passado, a necessidade da ala de quimioterapia e radioterapia no hospital
Segundo o prefeito Aguilar Junior, uma Unidade de Quimioterapia e Radioterapia é de vital importância para a região, pois os pacientes precisam se deslocar para distâncias longas. “É desumano o deslocamento dos pacientes, que já sofrem com a doença”, destacou.
Segundo a secretaria da Saúde de Caraguá, apenas da cidade são encaminhados para atendimento em hospitais de outras cidades do Vale, capital e Barretos, 70 pacientes. São atualmente, 57 pacientes de quimioterapia e 13 de radioterapia. Os pacientes são atendidos em Jacareí, Taubaté, Guaratinguetá, Barretos e São Paulo.
Tardelli, que coordena as obras do Hospital Regional, esteve ontem na cidade para acompanhar a visita ao hospital, pelos vereadores que integram a Frente Parlamentar do Litoral Norte.
Segundo Tardelli, a ala de quimioterapia será instalada em uma terreno anexo ao hospital regional e deverá ficar pronto em 2020. O hospital regional iniciará atendimento à população a partir de outubro deste ano.
“A partir do funcionamento efetivo do hospital, moradores do Litoral Norte terão menos desgaste no seu deslocamento. Em especial, pacientes oncológicos, que terão aqui a partir de outubro serviços de quimioterapia e cirurgias, A previsão é de que até o final de 2020, a radioterapia também seja instalada”, informa.
Hospital Regional
O Hospital Regional de Caraguatatuba prestará atendimento integral aos pacientes em urgência e emergência, internações agudas e cirurgias eletivas, de forma regionalizada. Será um hospital de ‘portas fechadas’ para complexidade terciária, ou seja, voltado para politraumas, ortopedia, neurocirurgia, câncer e tratamento de doenças degenerativas do envelhecimento.
O investimento chega a R$ 200 milhões, além de mais R$ 65 milhões para a compra de equipamentos e mobiliários. Os recursos são oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Estado de São Paulo.
Terá nove salas de cirurgia e 220 leitos – 186 leitos operacionais distribuídos em 48 de clínica médica, 48 de clínica cirúrgica, 25 de ortopedia e traumatologia, 25 de neurocirurgia e 40 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), além de 16 leitos de Day Clinic e 20 leitos de Pronto-Socorro. Ele está sendo construído em uma área de 28 mil metros.