Cidades São Sebastião

Estado avalia estender as viagem dos catamarãs até a Vila e o Perequê em Ilhabela

Tamoios News

A travessia São Sebastião/Ilhabela ganhou nesta quinta(19) mais uma embarcação para a travessia de pedestres, o catamarã LS-05, com capacidade para 450 pessoas e 50 bicicletas. A embarcação LS-02, que opera desde janeiro deste ano transportou 500 mil passageiros. O serviço, por enquanto, permanece gratuito

Por Salim Burihan

A travessia São Sebastião/Ilhabela conta a partir desta quinta(19) com mais uma embarcação para transporte exclusivo de pedestres.

O secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, e o diretor-presidente da DERSA, João Luiz Lopes, estiveram em São Sebastião, acompanhados dos prefeitos Felipe Augusto e da prefeita da Ilha, Gracinha, do comandante da Delegacia da Capitania dos Portos, Wagner Goulart e o diretor do porto local, Paulo Oda, para fazerem a entrega oficial da lancha LS-05.

A nova embarcação é mais moderna e transporta mais passageiros que a lancha LS-02, que opera na travessia desde janeiro deste ano.

A LS-05 transporta 450 pessoas, a LS-02, 375 passageiros. As duas oferecem muito conforto, como ar condicionado e espaço para bicicletas, segurança e são bem mais ágeis que as balsas.  Fazem o trajeto entre o continente e a Ilha em apenas 15 minutos.

A embarcação nova chama a atenção pelas cores- verde, lilás, laranja, azul e branco e as referências feitas em cada uma das laterias as cidade de São Sebastião e Ilhabela.

 A LS-05 é feita totalmente em aço e tem capacidade para 450 passageiros. Ela é equipada com 14 aparelhos de ar condicionado, bicicletário para 51 bicicletas, portas e corredores maiores que possibilitam embarque e desembarque 50% mais rápido e assentos com encosto de cabeça.

Em média, 4 mil pedestres e 900 ciclistas utilizam diariamente a Travessia São Sebastião/Ilhabela e são isentos de tarifa. Com a chegada da segunda lancha de passageiros, o sistema terá à disposição nove embarcações para a temporada de verão (7 balsas + 2 lanchas).

O catamarã LS-02 transportou mais de 500 mil passageiros entre janeiro e novembro na travessia entre as duas cidades.

“A ideia é reforçar a travessia de pedestre e criar conceito de transporte de passageiro, deixando o carro no continente e usar a mobilidade da Ilha a sua disposição. Com os catamarãs vamos incentivar isso e melhorar a capacidade de operação das balsas”, comentou João Octaviano.

Segundo ele, ao transportar pedestres as balsas perdem cerca de 30% da capacidade de operação, seja pelo tempo ou pela ocupação da faixa de segurança. Com o uso dos catamarãs, aumenta-se a capacidade por viagem e demora-se menos para embarcar.

O secretário disse que avalia outras alternativas para Ilhabela como desembarque no centro e no Perequê. Isso, no entanto, ainda está sendo avaliado.

Os pedestres devem continuar utilizando as balsas, mas o secretário disse acreditar, que aos poucos eles irão  migrar para os catamarãs.

João Octaviano disse ainda que durante o verão 2019/2020 o serviço permanecerá gratuito, mas que no ano que vem pretende conversar com os prefeitos de São Sebastião e Ilhabela para discutir uma possível cobrança, talvez, com isenção de pagamento por moradores das duas cidades.

A prefeita Gracinha Ferreira falou da LS-05. “É uma importante conquista, que deve trazer mais agilidade e conforto para os usuários nesta temporada, quando triplica o número de pessoas nos municípios”, destacou, lembrando que a entrega de mais uma embarcação gerará uma expectativa positiva na população.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, disse que a chegada do novo catamarã foi uma conquista das duas cidades. “Estamos garantindo mais agilidade, mais conforto e segurança aos usuários. Nossos agradecimento ao governador João Doria por nos enviar o secretário dos Transportes, João Octaviano e o diretor do Dersa, João Luiz Lopes por estarem em São Sebastião fazendo a entrega desta nova embarcação”, disse.

 

O secretário também abordou outros assuntos na sua conversa com a imprensa local e regional, entre eles, os contornos da rodovia dos Tamoios, as obras no Km 118 da Rio-Santos e as condições da rodovia Rio-Santos, principalmente, no trecho São Sebastião/Caraguatatuba.

Contornos

Segundo ele, durante este ano, o governo trabalhou a reestruturação do projeto, a revisão das obras e a expectativa é que ao longo do ano que vem o estado retome as obras dos contornos. As obras estão paralisadas desde o ano passado.

“É uma obra importante para o turismo no Litoral Norte e para o porto de São Sebastião, principalmente, para o aumento de carga no porto sebastianense”, contou.

João Octaviano explicou ainda que ainda não está definido que tipo de modelo será utilizado para a retomada das obras e que isso será decidido a partir dos primeiros meses de 2020.

Rio-Santos

“Hoje, vindo para cá, o governador ligou opara saber como está o km 118(que sofreu um deslizamento de terra e ainda está em obras). Passamos uma situação muito aguda por causa do problema no Km 118, as cargas não puderam chegar até o porto. Estive lá pela manhã, as obras estão no cronograma. A primeira fase da contenção está pronta, agora será iniciado o plantio.

Com relação ao trecho da Rio-Santos,  entre São Sebastião e Ubatuba, estamos programando a manutenção no trecho ao longo do verão 2020.

.