A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo defende a criação de uma marca e vídeo institucional que identifique o Litoral Norte como destino de praia para o mundo.
Para tratar deste assunto, o secretário de Turismo de Estado, Vinicíus Lummertz e secretários de Turismo das cidades que compõe do Circuito Litoral Norte estiveram reunidos na semana passada, na capital paulista.
O objetivo é que essa marca seja lançada já em março na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), feira do segmento que será realizada de 10 a 14 em Portugal e recebe agentes e operadores de turismo de mais de 30 países europeus e do mundo.
Para o secretário de Turismo do Estado, “o momento de divulgação da marca é ímpar, pois além do aumento de voos nos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Congonhas, realizados principalmente no último semestre, a região será beneficiada com grandes obras de infraestrutura, como o término da ampliação da Rodovia Tamoios”, comenta Vinicius Lummertz.
O presidente do consórcio que integra o Circuito Litoral Norte, Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião, informou que fará todo o esforço para incluir o litoral norte paulista no mapa do turismo mundial.
Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo de São Sebastião(SETUR), por meio do Centro de Informações Turísticas (CIT), constatou o aumento de estrangeiros que procuraram a cidade para turismo.
Somente na semana de 13 a 17 de janeiro, foi registrado que na região Sul da cidade há visitantes de países como Alemanha, França, Itália, Portugal, Estados Unidos, Bolívia, Argentina e Chile, que estão se hospedando e conhecendo os atrativos turísticos da cidade.
De acordo com a SETUR, esse resultado ocorre devido a atual gestão investir fortemente na pasta, impulsionando o turismo na cidade e participando de dezenas de feiras e eventos do setor turístico no Brasil e também no exterior, além de promover diversas atividades durante o ano, de Costa Norte a Sul do município, fomentando o turismo local nos períodos de alta e baixa temporada.
Ainda segundo a Secretaria de Turismo, a taxa de ocupação de hotéis e pousadas continua alta nas três regiões de São Sebastião. A região central é a que mais se destaca, atingindo o índice de 87,39%; a região sul registrou 78,55% e a região norte, 72%; totalizando uma média geral de 79,31%.
Para o secretário de Turismo de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano, trata-se de uma oportunidade ímpar para o Litoral Norte e que vai fortalecer muito o turismo da região que cresceu demais e tem tudo para dar um boom para a geração de emprego e renda.
“A presença de Ilhabela em feiras internacionais faz parte da estratégia de divulgação como destino turístico de elevada relevância internacional. Nosso arquipélago é mais reconhecido mundialmente do que muitos imaginam e estar nesses eventos com o objetivo de oferecer opções de turismo e reafirmar a estrutura que consolidamos para receber os visitantes faz toda a diferença. Investir nessas ações é trabalhar para fechar negócios e trazer mais recursos para nossa cidade, fazendo a economia girar mais fortemente com a recepção de estrangeiros”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Bianca Colepicolo, afirmando que o calendário internacional incluí 15 participações em feiras no exterior, além de mais 17 no Brasil.
Ilhabela começou o ano participando de três feiras internacionais. Esteve na Feira na Holanda, que terminou ontem, domingo (19). Trata-se da Vakantiebeurs 2020, em Utrecht, nos Países Baixos (Holanda). Atuando de forma cooperada com a Embratur. Trata-se da mais importante feira internacional de turismo da região do Benelux, que compreende Bélgica, Países Baixos Luxemburgo, pois recebe mais de 100 mil visitantes..
A cidade também será divulgada a partir desta semana em Nova York, na que é considerada a maior feira de viagens e conferências comerciais da América do Norte, The New York Times Travel Show, que será realizada de 24 a 26 de janeiro. Serão mais de 600 expositores de 170 países, que estimam superar as vendas de 2019, que foram de aproximadamente US$ 7,5 milhões. São esperadas mais de 32 mil agentes de viagem e outros profissionais ligados ao setor interessados em fechar vendas. Mais de 1.300 jornalistas de todo o mundo estão credenciados para o evento promovido pelo The New York Times.
Ainda nesta semana, Ilhabela também divulga suas atrações em uma feira em Madri, na Espanha. A Fitur 2020 ocorre de 22 a 26 de janeiro, no Ifema Feria Internacional, em Madri. O município participa como coexpositor no estande da Embratur e no estande da Secretaria do Estado de São Paulo. O evento na Espanha é considerado o ponto de encontro global para os profissionais do setor, sendo a feira líder para os mercados receptivos e emissores ibero-americanos. Trata-se de uma ferramenta de negócio para favorecer contatos e fechar acordos
Durante a reunião na capital paulista, o secretário Executivo do Consórcio, Gustavo Monteiro, apresentou algumas das ações que estão sendo desenvolvidas, como o Observatório do Turismo, que já está disponibilizando pesquisas e inteligência de mercado com o comportamento do setor e Famtours internacionais com Canadá e Alemanha.