Em entrevista exclusiva ao Portal Tamoios News, na última sexta(3), o secretário de Logística e transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, comemorou o maior tempo de espera, de 45 minutos, na travessia que transportou o maior volume de usuários nos últimos dez anos. Ele revelou que deverá instalar um catamarã entre Caraguá e Ilhabela
Por Salim Burihan
A Secretaria de Logística e Transportes informou que em sua série histórica a travessia entre São Sebastião e Ilhabela tem registrado o tempo máximo de espera de 45 minutos apesar de movimentar o maior volume de usuários.
Pela primeira vez, nos últimos dez anos, entre 23 de dezembro de 2019 e 1º de janeiro de 2020 o tempo máximo de espera na travessia foi de 45 minutos. Nesse período, a Dersa transportou o maior volume de usuários: 147.357, entre pedestres, bicicletas, motos e carros.

Dersa registrou movimento recorde entre 23 de dezembro e 1º de janeiro e tempo máximo de espera de 45 minutos na travessia
No dia 27 de dezembro foram transportados 19.547 usuários, foi o maior movimento registrado no feriado entre o natal e o ano novo. O tempo máximo de espera foi de 30 minutos, em ambos os sentidos.
No mesmo período entre 23 de dezembro de 2018 até 1º de janeiro de 2019 foram transportados 142.212 usuários. O Tempo máximo registrado na travessia foi de 210 minutos, ou seja, três horas e meia.
No mesmo período entre 2017 e 2018, o tempo máximo de espera foi de 180 minutos, ou seja, três horas. Na ocasião, foram transportados 136.218 usuários.
Em entrevista exclusiva ao Portal Tamoios News, na última sexta(3), o secretário João Octaviano Machado Neto disse que o sucesso da operação na atual temporada de verão deve-se a uma série de fatores, entre eles, o novo modelo implantado pela secretaria nas travessias litorâneas no estado de São Paulo.

Secretário João Octaviano Machado Neto quando da entrega do segundo catamarã em São Sebastião
“As travessias litorâneas começaram a ser reforçadas ao longo do ano de 2019, com o Novo Programa de Reformas e Manutenções, que remodelou balsas e lanchas; manutenções 24 horas nos sete dias da semana; a compra de 40 novos motores, já instalados; a melhoria do acesso aos terminais; os canais de comunicação com os usuários, como os aplicativos colocados a disposição dos usuários; e, os painéis informativos. Tudo isso colaborou”, comentou.
O secretário também destacou a importância dos catamarãs colocados na travessia exclusivas para pedestres na travessia São Sebastião/Ilhabela. A primeira, a LS-02, foi colocada em operação na temporada de 2019, a segunda em dezembro último, a lancha LS-05 com capacidade para 450 passageiros.
A embarcação é equipada com 14 aparelhos de ar condicionado, bicicletário para 51 bicicletas, portas e corredores maiores que possibilitam embarque e desembarque 50% mais rápido e assentos com encosto de cabeça. O transporte, por enquanto, é gratuito.

Catamarã é superconfortável e gratuito
Em média, 4 mil pedestres e 900 ciclistas utilizam diariamente a Travessia São Sebastião/Ilhabela através dos catamarãs. Com a chegada da segunda lancha de passageiros, o sistema operacional na travessia São Sebastião/Ilhabela conta com nove embarcações para a temporada de verão (7 balsas + 2 lanchas).
“Os catamarãs, exclusivo para pedestres, agilizam as operações das balsas. Aumentam em 30% a capacidade das balsas. O uso dessas embarcações reduzem os veículos nas balsas e no trânsito da Ilha. Pretendemos ainda neste verão, fazer paradas na Vila e no Perequê. Isso fará com que mais pessoas deixem o carro em São Sebastião para visitar Ilhabela”, adiantou.
O secretário acabou revelando uma grande novidade: ainda neste verão a secretaria deverá fazer testes para usar um dos catamarãs na ligação entre Caraguatatuba e Ilhabela. “Já iniciamos estudos neste sentido, se der faremos testes ainda durante a temporada”, revelou.
Tudo indica que o catamarã sairá do píer do Camaroeiro, em Caraguá, com destino ao píer da Vila, em Ilhabela. O uso do catamarã entre Caraguá e Ilhabela deverá reduzir ainda mais o volume de carros em direção até Ilhabela.
Segundo João Octaviano Neto a espera de duas horas registrada na travessia na última sexta(3) foi casual e não deverá se repetir ao longo do verão. “Tivemos um grande volume de carros deixando a Ilha e um outro grande volume de carros chegando na Ilha. Para complicar, as condições da maré dos ventos, reduziram a velocidade das embarcações e retardaram as operações de atracação nos terminais”, justificou. O secretário tinha razão, às 19 horas da sexta a situação já estava normalizada na travessia.
Balanço Dersa
*Entre os dias 23 de dezembro de 2019 e 1º de janeiro de 2020
Total de usuários transportados: 147.357 * maior número de usuários transportados pela Dersa
Passageiros: 74.566
Bicicletas: 9.354
Motos: 6.461
Carros: 57.156
Tempo máximo de espera: 45 minutos.
Embarcações: Sete balsas e dois catamarãs