O comitê de contingência Covid-19 do Estado de São Paulo decidiu manter as cidades do Litoral Norte na fase 2-Laranja do Plano São Paulo. A nova atualização do Plano São Paulo ocorreu no início da tarde desta sexta-feira(3) em coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
O governador João Doria disse que que o estado está avançando na retomada responsável seguindo as orientações da ciência e da medicina.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, divulgou as novidades para municípios que estão na fase 3-Amarela. Nenhuma cidade do Litoral Norte se enquadra ainda nesta fase.
Comércios foram liberados por até seis horas diárias desde que fechem três dias por semana ou quatro horas diárias de segunda até sábado.
Restaurantes, bares e similares podem funcionar a partir de segunda-feira(6), com capacidade até 40% e por seis horas diárias, no máximo até às 17 horas.
Salões de beleza também poderão abrir a partir de segunda-feira(6), com seis horas diárias , capacidade até 40% e agendamento.
Academias também poderão abrir a partir de segunda-feira(6), com 40% da capacidade, atividades individuais, limpeza dos equipamentos a cada três horas e proibição do uso dos vestiários.
Cinemas e teatros também poderão abrir a partir do dia 27 de julho com capacidade de 40%, compra antecipada de ingressos online, distanciamento em poltronas e proibição de consumo de comidas e bebida. Eventos abertos, a previsão é que sejam liberados a partir de 12 de outubro.
O comitê recomendou que pessoas portadores de doença, acima de 60 anos e idosos evitem o uso de restaurantes, bares, academias e eventos. Segundo o coordenador do comitê, João Gabbardo, essas pessoas devem evitar sair de casa em qualquer circunstância, a não ser por extrema necessidade.