Estradas Litoral Norte

Estado negocia com construtoras retomada das obras dos contornos da Tamoios

Tamoios News

Iniciadas em 2013 e com previsão inicial de serem concluídas no passado, as obras dos contornos Norte e Sul da Rodovia dos Tamoios, permanecem paralisadas. As construtoras responsáveis pelos serviços não se manifestaram sobre a paralisação. A Secretaria de Logística Transportes informou que continua negociando com as construtoras a retomada das obras.

As obras avaliadas, em aproximadamente, R$ 3,1 bilhões são de responsabilidade das  construtoras Serveng e Queiroz Galvão. As construtoras reduziram os trabalhos, a partir de maio do ano passado, quando a Dersa decidiu interromper os serviços  para que os projetos fossem revistos pela nova diretoria que havia assumido a empresa.

A partir daí, os serviços foram cada vez mais reduzidos nos trechos dos contornos Norte e Sul. Em setembro, as obras foram totalmente paralisadas.

As obras dos Contornos Norte e Sul da Rodovia dos Tamoios, são importantes. Quando concluídas se transformarão em vias perimetrais importantes para se chegar as cidades de São Sebastião e Ubatuba, sem precisar acessar a cidade de Caraguá, além de agilizar o acesso de produtos exportados ou importados pelo porto de São Sebastião.

Os contornos Norte e Sul, quando concluídos, terão pista dupla com duas faixas de rolamento de 3,6 m e acostamento de 3 m por sentido. Os contornos possuem ainda cinco túneis duplos, perfazendo 13,346 km de extensão total (cerca de 6,7 km em cada sentido) e 44 pontes e viadutos, somando 8,029 km no total.

As obras dos contornos foram divididas em quatro lotes. A Construtora Serveng é  responsável pelas obras referentes aos lotes 1 e 2. A Construtora Queiroz Galvão pela execução dos lotes 3 e 4.

Estado

A Secretaria de Logística e Transportes informou, nesta terça(12), que a atual gestão iniciou a análise dos contratos referentes aos quatro lotes da Nova Tamoios Contornos, cujas obras brutas atingem neste momento 76,4% de execução.

Responsáveis pelo empreendimento, as construtoras paralisaram os serviços unilateralmente em dezembro passado. O secretário João Octaviano está se reunindo com as empresas para avaliar a situação e discutir a melhor maneira de retomar as obras.

A secretaria não esclareceu o motivo da paralisação dos serviços por parte das empresas.

Tamoios

Iniciadas em dezembro de 2015, as obras de duplicação do trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios atingiram a marca de 51,13% de conclusão. Para a implantação da nova pista, que atenderá ao fluxo de subida da Serra, foi implantado um robusto projeto de obras, com 85% de sua área de execução dentro do Parque Estadual da Serra do Mar.

O projeto, desenvolvido com foco na preservação, é um desafio ambiental e de engenharia. São cerca de 22 km de novas pistas, compostas por oito viadutos, uma ponte, dois retornos e quatro túneis que, juntos, totalizam 12,8 km de extensão. Essa combinação representa cerca de 72% do total da obra, preservando ao máximo a Mata Atlântica e a diversidade ecológica da região.

O túnel 2, que terá 700m de extensão, apresenta 99,7% de conclusão, com 698,5 metros escavados. O túnel 5, que terá 3,6 quilômetros de extensão, está com 97,8% das escavações concluídas. Dos 12,8 km totais de escavação, 46% já foram concluídos.

Para nova fase de construção do viaduto 3, será utilizado o Cable Crane, teleférico de carga que pode transportar até 20 toneladas entre equipamentos e trabalhadores, vencendo a distância de 394 metros entre as duas torres. O equipamento austríaco foi montado com a ajuda de um helicóptero de carga, evitando a construção de caminhos de serviços, preservando 41.000 m² de Mata Atlântica Nativa, o equivalente a 5 campos de futebol. É a primeira vez que essa metodologia está sendo empregada no Brasil e o projeto recebeu o prêmio Eco de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Americana e Jornal O Estado de SP.

Em agosto de 2018 foram entregues ao tráfego quatro quilômetros de duplicação, do km 60,4 ao km 64,4. Na pista, foi implantada uma nova ponte sobre a represa de Paraibuna e uma passagem inferior.

As obras de duplicação do trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios são de responsabilidade da Concessionária Tamoios, empresa que administra a Rodovia dos Tamoios desde abril de 2015.

 

6 Comentários

  • A interrupção dos trabalhos do contorno foi uma decisão de natureza puramente política. Assim que assumiu o governo estadual, o sr Márcio França determinou ao Dersa a paralização porque é uma obra do Alckmin que não honrou o acordo político pré estabelecido de apoiá-lo na eleição para governador. Com a entrada do Dória no caminho, Alckmin, para não dividir ainda mais o PSDB, teve que romper o acordo o que provocou a fúria do Márcio França. Além disso, sendo o Márcio França da baixada santista, ele tinha interesse em retardar ao máximo a ampliação do porto de São Sebastião que na visão dos políticos santistas poderá reduzir o movimento do já sobrecarregado porto de Santos, tornando-se um concorrente. E sendo a obra do contorno primordialmente destinada a facilitar o acesso de veículos pesados para o porto, então ele dificultou tudo. Uma pergunta se faz – Por que o Márcio França não fez o mesmo com a nova pista de serra da Tamoios? Resposta – porque ali é uma PPP (Participação Público Privada), onde ambos, o Estado e o particular (no caso a Queiroz Galvão) são responsáveis pela obra e desta forma o Estado não tem poder para unilateralmente decidir parar a obra como o fez (direta ou indiretamente) no caso da obra dos Contornos, que não é PPP.
    Fico imaginando se o Márcio França tivesse vencido a eleição…nossa região ficaria esquecida, como ocorreu na gestão do Mário Covas (político santista), do Serra (aliado dos políticos santistas) e de outros mais antigos. O único governador que realmente investiu no Litoral Norte foi o Alckmin porque é originário do Vale do Paraíba (Pindamonhangaba) e tem interesse no melhor escoamento dos produtos fabricados pelas empresas do Vale do Paraíba via porto de São Sebastião o que reduziria muito os custos com transporte.

  • Sempre a Politicalha barata emperrando o Progresso do País, essa gente não representa o povo, só visam seus próprios interesses.Grandes Obras estão paralizadas no Estado, até o último trecho do Rodoanel Norte que desafogaria as Marginais Pinheiros e Tietê está parada.

  • Vão continuar prejudicando os comerciantes, eu fui uma das muito prejudicado fiquei praticamente debaixo da obra e ainda estamos tentando correr atrás de nossos direitos, absurdo o que fazem..

  • Fui a comerciante prejudicada dessa foto da matéria, meu pequeno comercio é o que estava nessa foto quase debaixo da obra, o meu prejuízo e a dor de cabeça com vcs foi tanto,e está sendo até hoje pq o único jeito foi tentar correr atrás da justiça e espero verdadeiramente que ela seja feita, e vcs o governo se responsabilizem com os comerciantes do bairro Casa Branca, pq todos nós temos contas famílias, hoje já não estou mais no depósito que a obra tanto prejudicou,lembre-sem que vcs estão lidando com pessoas, e essas pessoas sofrem tem sentimentos, e por trás de tanta pressões que vcs cometem em cima de quem é pequeno existe consequência, não só Financeira mas psicologica também, e sinceramente espero que que nenhum de vcs passem pelo que eu passei nesses últimos anos com minha família.

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