No feriado de Carnaval os moradores dos bairros de Barequeçaba e Guaecá, em São Sebastião – SP, registram falta de água, a Sabesp precisou dispobinilizar caminhões pipas para ajudar no abastecimento. Os referidos bairros são abastecidos pelos mananciais do Rio Guaecá.
O rio está com uma redução de 35% no volume disponível, de acordo com os dados divulgados pela Sabesp. A quantidade de água dimimuiu consideravelmente e o rio não está desembocando no mar. Houve época em que a vazão e profundidade era tão grande que muitos banhistas não conseguiam atravessar de um lado a outro da praia.
Atualmente, o Rio Guaecá passou de uma vazão captada de 25 litros por segundo para 18 litros por segundo. Além disso, segundo a companhia, essa diminuição está diretamente relacionada à queda expressiva na incidência de chuvas, que registrou uma redução de aproximadamente 70% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A Sabesp afirma que o fornecimento de água à população segue sendo feito de forma regular e que estão monitorando a situação e adotando medidas operacionais para garantir o abastecimento com eficiência e sustentabilidade.
Para evitar novas reduções na vazão captada no Rio Guaecá e, até mesmo pontos de secura no curso d’água, a companhia ressalta que é importante que moradores e turistas contribuam e também façam sua parte, com o uso consciente.
“Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem e corredores; não utilize mangueiras; não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira; não use água corrente para descongelar alimentos; fique muito atento a possíveis vazamentos que podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício”, listou a companhia.
Redação/Tamoios News