Cidades

Após reclamações, trecho em rodovia de Caraguatatuba volta a receber iluminação

Tamoios News
Ana Souza

Ana Souza

Após meses no escuro e de gerar inúmeros transtornos, local foi novamente iluminado para garantir segurança de pedestres, ciclistas e motoristas

Por Ana Souza*

Há vários meses a falta de iluminação num trecho próximo à rodovia Rio Santos, no bairro Martim de Sá, em Caraguatatuba, estava causando transtornos, principalmente para pedestres e ciclistas. Sem nenhuma lâmpada acesa nos postes e com obras em andamento nas imediações, a situação estava gerando muita insegurança.

Mesmo assim, como fica próximo a uma instituição de ensino, muitas pessoas não tinha outra opção a não ser atravessar pelo local todos os dias. Esse é o caso da estudante de administração Ellen Cristina Dias Brado, de 30 anos, que assim como muitos outros alunos, se arriscou por várias semanas para fazer o trajeto entre a faculdade e o ponto do ônibus.

No caso de Ellen, porém, a situação era ainda mais complicada, porque ela é cadeirante e a falta de iluminação dificultava a passagem pela área, principalmente devido as obras de duplicação da Tamoios. Não foi à toa que a jovem chegou a sofrer um acidente, sem muita gravidade.

Ela conta que todos os dias passava por uma série de desrespeitos por parte dos motoristas. A grande maioria não respeitava a faixa de pedestres ou tinha dificuldades de enxergá-la, devido à falta de luz.

 O problema fez com que a estudante precisasse andar acompanhada da sua mãe, Elza Pereira Dias, de 46 anos. A solução, no entanto, não impediu que um incidente acontecesse.

Segundo Ellen, num determinado dia, ela e a mãe atravessavam a faixa de pedestres, quando Elza inclinou a cadeira para trás, na tentativa de acelerar o passo. Nessa ação ela acabou enroscando a roda do equipamento numa pedra solta no chão, que não foi notada pela ausência da iluminação.

O resultado? Uma queda forte no chão. Elza machucou os braços e o ombro na tentativa de segurar Ellen, que acabou sendo poupada e não sofreu ferimentos graves.

“Dois homens tiveram que ajudar a levantar a cadeira ou os ônibus passariam por cima. Os motoristas, em geral, não esperam você atravessar, ainda mais em dia de chuva”, conta Ellen.

A prefeitura de Caraguatatuba foi contatada pela reportagem sobre o problema que perdurava há vários meses. Em nota, a assessoria de imprensa afirmou que resolveria a questão em poucos dias. Conforme constatado pela reportagem, na última quarta-feira (9), o problema de falta de iluminação no trecho já foi solucionado.

*Ana Souza é estudante de jornalismo do Centro Universitário Módulo e realizou a reportagem pela disciplina “Prática Jornalística II”.

 

Deixe um Comentário