Cidades São Sebastião

Família autoriza doação de órgãos de turista que teve morte cerebral em São Sebastião

Tamoios News
O Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) realizou captação de múltiplos órgãos, pela segunda vez no município, após quase 20 anos, na madruga desta sexta-feira (3).

Rita de Cassia Aparecida Barboza, de 54 anos, de Campinas, teve morte cerebral confirmada na quinta (2), depois de sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ela estava internada no Hospital de Clínicas de São Sebastião desde o dia 31 de dezembro e a família decidiu pela doação de múltiplos órgãos, que beneficiará pelo menos cinco pessoas. 

O procedimento só foi possível graças ao gesto de solidariedade de uma mulher de 54 anos, diagnosticada com morte cerebral, e seus familiares que autorizaram a doação de córneas, rins e fígado, beneficiando pelo menos cinco pacientes que esperam na fila por um transplante.

“Estamos descansados e com a alma leve por ter cumprido essa tarefa. Agradeço a todos da Secretaria de Saúde, a equipe da Unifesp, que se mostrou incansável e, demais pessoas que ofereceram o apoio necessário para que isso fosse possível”, destacou o diretor Clínico do HCSS, Dr. Leonel Nulman Szterling.
Os órgãos foram captados pela equipe médica do Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ligado ao Hospital São Paulo, com apoio técnico de anestesista, instrumentadora e enfermagem do HCSS.
Investimentos
O Hospital de Clínicas tem recebido atenção especial da administração do prefeito Felipe Augusto. “O projeto de revitalização da unidade de saúde já contemplou a reforma completa do Centro Cirúrgico, com importantes mudanças estruturais nas instalações”, considerou o prefeito.
O HCSS também recebeu significativas melhorias na ala pediátrica, Central de Material Esterilizado (CME) e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com a aquisição de equipamentos de ponta e teve um investimento estimado em R$ 152.389, além de nova cozinha e refeitório, informou o prefeito Felipe Augusto.
Seja doador de órgãos
Para ser um doador de órgãos, basta manifestar seu desejo à família e pessoas mais próximas. Para um transplante de órgãos, só importa a compatibilidade entre o doador e as diversas pessoas que esperam por novo órgão. Podem ser doados órgãos como coração, rins, pâncreas, pulmões, fígado e também tecidos, como: córneas, pele, ossos, valvas cardíacas e tendões. Ou seja, um doador pode ajudar muitas pessoas.