O prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, exonerou na quarta-feira (16), Tutu Balbo, que exercia o cargo de secretária na Pasta do Planejamento. Adriana Augusto Balbo Venhadozzi, conhecida como Tutu, é irmã do ex-prefeito Felipe Augusto e na gestão passada exercia o cargo de secretária de Turismo.
Questionado pelo jornalista Helton Romano, Reinaldinho Moreira justificou a exoneração: “Tenho deixado claro o que norteia as minhas decisões. Quem não estiver comprometido com meu estilo de trabalho, vai sair”.
Assim que soube sobre a exoneração da irmã, Felipe Augusto usou sua rede social para se manifestar e atacar o atual prefeito. Publicou um vídeo na noite de quarta-feira, elogiando sua irmã, como uma profissional altamente qualificada e preparada. Disse que o atual prefeito Reinaldo não trabalha, chega tarde, saí cedo, não atende ninguém e não consegue nem resolver contratos. Sobre a eleição, disse que tirou Reinaldinho com 2% e o levou a vitória. ” Não foi grato, não cumpre compromisso”.
E ainda ameaçou o atual prefeito se referindo às irregularidades nos contratos da Saúde, dos Medicamentos e até de Mídia. Segundo Felipe, esses contratos passam a ser um prato cheio para todo o Ministério Público e Tribunal de Contas, “e a quem interessa essa briga”.
Basta saber quem assinou esses contratos, afinal Reinaldinho Moreira administra a cidade há pouco mais de três meses, enquanto Felipe Augusto esteve à frente da administração pública de São Sebastião por oito anos.
Tutu Balbo
Em maio de 2017, o Ministério Público recebeu uma denúncia relatando que o prefeito Felipe Augusto havia nomeado sua irmã, conhecida como Tutu Balbo, para o cargo em comissão de Diretora Presidente da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião.
O MP requisitou explicações acerca da nomeação, em sequência, a prefeitura informou que a nomeação da irmã do Prefeito para o cargo em comissão decorreu de seu conhecimento técnico e experiência na área, o que não foi comprovado na época.
O MP recomendou ao prefeito para que exonerasse a irmã no prazo de 30 dias, e para não nomeá-la em cargos em comissão ou cargos políticos. Em seguida, a municipalidade informou que a irmã do prefeito foi nomeada para o cargo de Secretária de Cultura e Turismo.
Segundo o MP, a nomeação não poderia ter ocorrido por ela ser irmã do prefeito e “supostamente” não ter capacidade técnica e profissional comprovada, para o exercício do cargo de secretária de Cultura e Turismo. O prefeito Felipe Augusto ignorou o documento e manteve sua irmã no cargo.
O Juiz da da 1ª Vara Cível de São Sebastião, em sentença de 5 de setembro de 2022, julgou improcedente o pedido do MP e reconheceu que a ré Adriana Augusto Balbo Venhadozzi tinha qualificação para o exercício dos cargos políticos a que foi nomeada.
A reportagem do Tamoios News tentou contato com Tutu Balbo e Felipe Augusto, mas não conseguiu retorno até a publicação da matéria.
Redação/Tamoios News