Começa nesta sexta-feira (4/11) a segunda edição do Citronela Doc – Festival de Documentários de Ilhabela, com duração de três dias no formato presencial – de 4 a 6 de novembro de 2022 – a partir das 15h no Centro Cultural Waldemar Belisário, na Vila e de uma semana, no formato online – de 4 a 10 de novembro, pela plataforma digital de streaming todesplay.
O Festival de Documentários de Ilhabela é viabilizado por meio do PEC – Programa de Estímulo à Cultura, que investiu R$ 1 milhão em projetos artístico-culturais de artistas, grupos, coletivos ou outras entidades e empresas que trabalham na área artístico-cultural da cidade. Além de levar cultura e entretenimento para a população e turistas, o festival também prestigia toda a classe artística da cidade. “Em Ilhabela, a indústria audiovisual, por exemplo, é uma das áreas que gera emprego, renda para a nossa cidade e fomenta o turismo”, destaca o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Nesta segunda edição, serão exibidos 15 títulos, reunindo oito longas e sete curtas-metragens, lançados em 2021 e 2022. Realizadores e representantes dos filmes marcam presença no festival, participam de conversas com o público após as projeções e integram mesas de debate. Um dos grandes destaques da programação é “O Território”, vencedor do prêmio de público e do prêmio especial do júri na competição internacional de documentários do prestigioso Festival de Sundance, evento norte-americano criado pelo ator Robert Redeford.
“O festival, sem dúvidas, será um sucesso. Nosso intuito é fortalecer cada mais as políticas públicas culturais para nossa população. Criar iniciativas onde nossos munícipes possam ter acesso à uma gama maior de cultura em toda a cidade, sem contar na valorização de toda a classe artística local”, afirma o secretário de Cultura, Marquinhos Guti.
O FESTIVAL
Nascido em 2021, o Citronela Doc – Festival de Documentários da Ilhabela começa a se firmar como referência em cinema documental e, ao mesmo tempo, na agenda cultural anual da cidade de Ilhabela. Com transmissão via TodesPlay, uma plataforma global de filmes, séries e produções via streaming, o festival vai muito além das fronteiras da Ilha, com as portas e possibilidades abertas para se conectar com amantes do audiovisual das mais diversas regiões do país.
A segunda edição do evento foi viabilizada pela Prefeitura de Ilhabela por meio do Programa de Estímulo à Cultura e produzido pela Salga Filmes, produtora brasileira com sede em Ilhabela.
SERVIÇO
2º Citronela Doc – Festival de Documentários de Ilhabela
Programação Gratuita
4 a 6 de novembro de 2022 a partir das 15h
Centro Cultural da Vila (Av. da Padroeira, 140 – Centro Histórico, Ilhabela)
Entrada Franca
4 a 10 de novembro de 2022
Plataforma Todesplay (https://todesplay.com.br/)
Redes sociais: Instagram @citroneladoc / citroneladoc.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa PMI