Esportes

Fofão Joga Vôlei e Dá Palestra aos Jovens de Ubatuba

Tamoios News
Divulgação
Divulgação

João e Fofão com os jovens do projeto Amigos do Vôlei

Visita foi uma iniciativa do projeto Amigos do Vôlei

Por Ricardo Hiar

A participação da ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei, Hélia Rogério de Souza Pinto, a Fofão, no evento promovido em Ubatuba pelo projeto “Amigos do Vôlei”, reuniu cerca de 300 pessoas na Escola Estadual Capitão Deolindo de Oliveira Santos, no último sábado (19).

Jovens atletas e moradores da região foram conhecer de perto a atleta, que é um ícone da modalidade no mundo e se aposentou das quadras há poucos meses, depois de uma carreira bem sucedida, com três medalhas olímpicas, sendo uma de ouro. Fofão aproveitou a ocasião para compartilhar um pouco de sua trajetória e experiências, motivou os jovens atletas da cidade e ainda entrou em quadra com eles.

Além de atrações culturais, palestra da ex-jogadora e algumas homenagens, também fez parte da programação uma disputa entre os times de Ubatuba (com atletas do Amigos do Vôlei) e Caraguatatuba (composto por estudantes da Escola Estadual Ismael Iglesias). Fofão jogou um tempo em cada time. Quem teve o melhor rendimento e acabou vencendo a disputa foi a equipe de Ubatuba.

“Gostei muito. A palestra foi legal e a Fofão super simpática. Mas a melhor parte é que ela jogou com a gente. Isso foi demais”, afirmou a jovem Yasmin Ferretti. Para ela, uma das coisas que levará da experiência é a necessidade de ter a mente aberta para tentar as diversas possibilidades que podem ajudá-la no futuro.

A história da campeã olímpica também tem muito de superação, por isso pode servir de motivação para quem está começando a trilhar um caminho no esporte. Ela contou em Ubatuba que o resultado que obteve no vôlei veio com o tempo e que foi preciso muita persistência. Segundo Fofão, foram anos na reserva, até conseguir uma chance para compor a equipe principal. Outro aspecto que ela destacou é que iniciou jogando como atacante, mesmo não tendo muita altura.

Foi então que um dos técnicos a incentivou para atuar como levantadora. Fofão achava que não era seu perfil, mas acabou aceitando a sugestão e procurou se empenhar. O resultado não podia ser outro: deu muito certo e ela teve destaque, inclusive, pelo seu desempenho como levantadora.

“Nosso objetivo foi trazer a Fofão por sua história de 30 anos como jogadora profissional. Ela tem muita lição de vida para compartilhar e mostrou como chegou a ser umas das melhores jogadoras da história do país e do mundo. Hoje foi um dia especial. Pude ver no olhar de cada pessoa assistindo, no olhar dos alunos, a realização de um sonho.”, disse Diego Campos, idealizador do “Amigos do Vôlei” e que, juntamente com João Ballio, conseguiu viabilizar a vinda da ex-jogadora para Ubatuba.

Ronaldo Cardoso, que também é da equipe do projeto, considerou muito positiva a vinda de Fofão para Ubatuba. Para ele, o resultado prova que, mesmo sem apoio do Poder Público ou suporte financeiro, é possível realizar bons programas e eventos, com resultados impactantes para os jovens e comunidade.

“Muitas pessoas desistem de projetos, seja por falta de apoio, de patrocinador. Nesse evento ficou claro que é possível fazer algo bom, que funcione, mesmo sem todos esses recursos. Tivemos um megaevento, feito com a cara e a coragem”, afirmou.

Amigos do Vôlei

O Projeto Amigos do Vôlei de Ubatuba surgiu em julho de 2011, na comunidade do bairro Ipiranguinha. Na ocasião, ele funcionava apenas na escola Idalina do Amaral Graça, por meio do programa Escola da Família, do Governo Estadual. A princípio eram dois universitários à frente da proposta: Diego Campos e João Ballio.

Posteriormente, em conversa com outros universitários, Ronaldo Cardoso e Ellen Dias, surgiu a ideia de expandir o vôlei para outras comunidades, a partir do laço de amizade entre universitários e a paixão pelo voleibol.

O objetivo do projeto é agregar a prática esportiva, conhecimento da modalidade, fundamentos táticos e técnicos e desenvolvimento da aprendizagem, desenvolvimento motor e outros benefícios que o esporte propõe. Além disso, espera-se motivar futuros atletas a representar a cidade em competições importantes e até mesmo despertar o desejo da profissionalização.

A faixa etária dos participantes está entre 14 e 23 anos. Eles são atendidos aos sábados e domingos, na Escola Idalina do Amaral Graça, das 15 às 17h, e na escola Maria Josefina, no bairro Estufa 2, aos sábados, das 19 às 22h.

Crianças, adolescentes e adultos podem ingressar no projeto. Mais informações estão disponíveis nas escolas sedes, ou pela página Amigos do Vôlei em Ubatuba, no Facebook.

Deixe um Comentário

O Tamoios News isenta-se completamente de qualquer responsabilidade sobre os comentários publicados. Os comentários são de inteira responsabilidade do usuário (leitor) que o publica.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.